Violência nas escolas ou violência das escolas?

Páginas: 4 (816 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2013
Violência nas escolas ou violência das escolas?


Antes de iniciar a discussão desse tema, a autora sugere que se reflita sobre a origem da violência que vem marcando a vida nas escolas publicasde primeiro e segundo graus e pretende contribuir com isto voltar o olhar para dentro das escolas dos que se preocupam com a violência escolar.
As más condições de trabalho dos professores, o que éum desrespeito a esta categoria se manifesta basicamente, segundo Florestan Fernandes – sociólogo, de três formas: baixos salários, má qualidade dos cursos de formação docente e exclusão doseducadores das decisões sobre a política educacional.
A má remuneração faz com que os professores se submetam a jornadas de trabalho estafantes e muitas vezes em unidades distantes umas das outras, o quedificulta ainda mais a sua qualidade de vida. A má formação não lhe dá condições e técnicas apropriadas para incentivarem seus alunos a aprenderem os conteúdos curriculares e a se comportarem conformeos padrões da escola. A exclusão dos educadores das decisões sobre a política social mais contribuem para desorganizar as relações escolares do que para melhorar a qualidade do ensino.
O descaso dosgovernantes pela educação popular tem feito com que alunos cheguem a 5º série sem ao menos saber ler e escrever, o que indica que não basta garantir acesso a escola, bem como a permanência nela, seesta falha na tarefa de educar, pois o respeito aos direitos das pessoas que nela estudam ou trabalham é fundamental.
Em um artigo de 1995, Alfredo Bosi critica teorias e pesquisas que durantedécadas isentaram a escola e a política educacional de responsabilidade pela produção das dificuldades de aprender. Essas teorias sugerem que o fracasso escolar é advento do próprio aluno, que sendo pobre,desnutrido e pertencente a uma família com baixa qualidade de vida, tem dificuldade de aprender.
Segundo Bosi, o “X” da questão está dentro da sala de aula, porque os educadores estão sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência nas escolas ou violência das escolas.
  • Violencia das escolas ou violencia nas escolas
  • VIOLÊNCIA NA ESCOLA X VIOLÊNCIA DA ESCOLA
  • violencia nas escolas
  • Violencia na escola
  • violencia nas escolas
  • Violência na escola
  • violência na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!