Violência na Escola

Páginas: 7 (1742 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
NÚCLEO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS


KENNETH CRISTIANO GONDIM DE CARVALHO


“VIOLÊNCIA NA ESCOLA”


Trabalho encaminhado ao Prof. Fernando Cesar, do Componente Curricular da Disciplina Violência, Territorialidade e Diversidade como um doscritérios da avaliação do referido curso.




JOÃO PESSOA
2014
“Violência na Escola”

• A Educação e os Direitos Humanos

Os Diretos Humanos são universais, interdependentes e interrelacionais, portanto, devem ser amplamente protegidos e fomentados de forma justa e igualitária, e como conhecer tal direito sem a educação, pois ela é a principal ferramenta de desenvolvimento integral,onde a instrução faz com que o individuo reconheça seus direitos e possa promover uma equidade social dentre todos os cidadãos.
A educação é um direito universal que visa garantir e promover a dignidade perante o conhecimento e melhorar o seu nível de vida, diante disto, é necessário que haja um maior planejamento do governo, no intuito de agregar valores e desenvolver ações educacionaisgratuitas que maximizem as chances dos cidadãos mais pobres a obter um maior grau de igualdade e aproveitar os recursos existentes em busca da satisfação de um bem estar social mais digno.
O progresso e o desenvolvimento de uma nação se fazem através de uma educação continua e estruturada que dissemina valores que impulsionam o cidadão a obter melhoria na qualidade de vida, diante disto, váriosinstrumentos nacionais e internacionais estão sendo construídos, a fim de promover e defender o direito universal inerente à educação. Diante do exposto, é notória a importância da educação para com os direitos humanos, pois ela dissemina conhecimentos e promove a equidade entre os cidadãos.

• A segurança pública como protetor dos direitos humanos, em especial a educação.

Atualmente a segurançapública tronou-se uma aliada direta na solidificação de um direito pertinente a todos: a educação. Em uma país que não haja paz é impossível desenvolver e assegurar uma educação justa e igualitária, devido aos conflitos existentes e sensação de insegurança que psicologicamente impõe barreiras na aquisição de conhecimentos que visam o desenvolvimento econômico e social.
As leis são expressas em umasociedade para ser cumpridas e respeitadas, diante disto, é preciso que os cidadãos reconheçam seus direitos e deveres pautados nas leis vigentes, e assim assumam um compromisso coletivo de promover a paz, sendo este um valor ético e jurídico presentes na declaração universal dos direitos humanos. O governo juntamente com os cidadãos deverá assumir a responsabilidade de expandir e garantir osdireitos universais e assim potencializar os processos de inclusão social de todos os povos, exaurindo a desigualdade e a violência na construção e formação intelectual, cultural e cientifica em prol dos direitos humanos.
Os agentes de segurança pública ao desempenhar as funções inerentes a proteção dos direitos universais, em especial a educação, eles desenvolvem medidas legais que sãoconstantemente infringidas e precisam ser restauradas para que assim assegurem a igualdade entre todos os cidadãos e estabeleçam o processo continuo de inclusão social, eliminado as discriminações que impedem o desenvolvimento justo e igualitário.

• A violência como fator de exclusão dos cidadãos frente à educação escolar

As ameaças provenientes da violência que prejudicam o desenvolvimento educacionalque restringe o cidadão a um direito que se torna basilar na construção de um futuro mais digno e essencial para o bem estar social, onde muitos se desvinculam em meio as adversidades que são caracterizadas pelos conflitos sociais existentes, impondo a rivalidade e a violência em diversos locais que o impedem de exercer o direito a educação por condições alheias que deveriam ser garantidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência nas escolas ou violência das escolas.
  • Violencia das escolas ou violencia nas escolas
  • VIOLÊNCIA NA ESCOLA X VIOLÊNCIA DA ESCOLA
  • violencia nas escolas
  • Violencia na escola
  • violencia nas escolas
  • Violência na escola
  • violência na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!