Violência na escola

Páginas: 43 (10731 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
SANDRA BRUN BETETO







A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: AS AGRESSÕES ENTRE ALUNOS























BATATAIS
2007
SANDRA BRUN BETETO















A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: AS AGRESSÕES ENTRE ALUNOSTrabalho desenvolvido como requisito para obtenção de titulo de especialista em Psicopedagogia no processo de ensino-aprendizagem para o Centro Universitário Claretiano. Orientadora: Prof ª Carla Andréa Brande.















BATATAIS
2007
SANDRA BRUN BETETO


Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano paraobtenção do titulo de pós-graduado em Psicopedagogia. Orientadora: Prof ª Carla Andréa Brande









A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: AS AGRESSÕES ENTRE ALUNOS











Orientador(a): Carla Andréa Brande Examinador(a):Examinador(a):




BATATAIS, 24 de Novembro de 2007










































Dedico este trabalho aos meus pais, por sempre terem me incentivado a lutar por meus ideais, por nunca terem me deixado desistir do meu sonho,mesmo quando tudo parecia impossível, eles estiveram ao meu lado me apoiando e me ensinando do seu jeito simples e humilde que o sonho que se sonha junto, pode sim virar realidade.





















Agradeço aos meus pais por terem insistido para meu aprimoramento pessoal. Agradeço a minha irmã Patrícia, que esteve ao meu lado em todos osmomentos me dando força e me incentivando a cada instante. Agradeço a minha orientadora, Prof. ª Carla Andréa Brande, por sua competência e disponibilidade em me orientar, por sua paciência, e por ter me auxiliado contribuindo para meu aprimoramento intelectual. Agradeço a Deus por sempre estar do meu lado em todas as horas, mesmo quando achei que não conseguiria terminar.

EPÍGRAFEÉ por isso que penso e re-penso o processo de alfabetização como quem está sempre diante de uma novidade, mesmo que, nem toda vez, tenha novidades sobre que falar. Mas, ao pensar e ao re-pensar a alfabetização, penso ou re-penso a prática em que me envolvo. (FREIRE, 2002, p.36)





RESUMO

Este trabalho objetiva analisar a violênciaprotagonizada pelos jovens nas escolas públicas onde este trabalho foi iniciado. Infelizmente esta é uma realidade que não se pode negar nos dias atuais. Desta maneira, a escola tem que ajustar seus conteúdos programáticos e acercar-se mais das crianças. Não se pode deixar cair no esquecimento mais um agravante para a violência que estamos vivendo dentro da escola, e este outro agravante diz respeito aviolência familiar, tanto física quanto psicológica. Muitas famílias estão destituindo-se da função educativa, alegando que isto também é uma função da escola. No meio de tantos conflitos estão as crianças que, acabam por atuar conforme aquilo que observam, e agem consoantes aos estímulos do meio. Meio este que oferece modelos de condutas e referências na maior parte das vezes negativas.Objetiva-se com este trabalho, analisar como a escola pode se organizar para insurgir-se ativamente contra este fenômeno. Para realizar este trabalho, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica juntamente com um questionário montado em forma de enquête, respondido pelos alunos e posteriormente analisado, buscando compreender como a violência se institui na escola.







Palavras-chave:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência nas escolas ou violência das escolas.
  • Violencia das escolas ou violencia nas escolas
  • VIOLÊNCIA NA ESCOLA X VIOLÊNCIA DA ESCOLA
  • violencia nas escolas
  • Violencia na escola
  • violencia nas escolas
  • Violência na escola
  • violência na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!