Violência Escolar

Páginas: 14 (3310 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
VIOLÊNCIA ESCOLAR
O tema violência demonstra-se muito presente no contexto escolar, entretanto alguns comportamentos são evidenciados nos discursos dos gestores em relação ao número de ocorrências, em comparação com os demais.
Segundo Matiuzo (2006)
“A violência é qualquer ato de desrespeito à pessoa, ao meio ambiente, ao patrimônio, tanto as formas de corrupção quanto qualquer tipo dediscriminação, é a ação que visa subjugar e oprimir o outro, concebendo-o como objeto e não como sujeito”

Três manifestações de violência predominaram nas entrevistas, dentre as quais, a primeira seria a verbal, a segunda seria a depredação do patrimônio público e privado e em terceiro lugar estariam as agressões físicas.
Os agressores desses casos são quase exclusivamente alunos e ex-alunos,sendo difícil a interferência de sujeitos externos ao ambiente escolar. Esses agentes caracterizam-se pela sua vulnerabilidade, são jovens punidos ou expulsos do processo de ensino/aprendizagem, pelos mecanismos diretos ou indiretos de evasão escolar.
As ações ocorrem geralmente em horários de ínfima ou nenhuma fiscalização de docentes e inspetores de alunos, para que os agressores possam agir seminterferências.
Em relação aos gestores, pode-se dizer que eles apresentam, quase exclusivamente, medidas paliativas para solucionar os casos de violência escolar. Ao invés de medidas preventivas, de minimização ou de enfrentamento dessa agressão, optam por rondas escolares, implantação de grades, construção de muros imensos, contratam vigias, chegando até usar detectores de metais.

Asprincipais formas de manifestação da violência escolar
Assim como no discurso abaixo, a forma de manifestação da violência escolar mais citada pelos gestores foi a verbal.

Segundo os gestores 2, 4, 5, 6 e 7, esse tipo de violência ocorre associado ao bullying, que seria uma forma de humilhação constante, a qual cria situações de modo a fazer a vítima sentir-se inferiorizada. Esse fenômeno,ignorado por décadas, tem sido incansavelmente discutido atualmente, se mostrando presente na cultura escolar. É algo com que muitas crianças tem de lidar desde os primeiros anos em que passa a frequentar a escola. Caracteriza-se pela exclusão social, a qual pode acontecer por diversas razões, em sua maioria devido a características físicas não condizentes ao padrão estipulado pela mídia: crianças acimado peso, ou extremamente magras, que usam óculos, ou tenham orelhas maiores do que as demais, dentre infinitas outras. Sendo a partir dessas características diferenciadoras que surgem os apelidos, estes que podem acompanhar os sujeitos por toda a vida, e dependendo de sua influência psicológica, pode causar traumas irreversíveis nas crianças. O Brasil aceita essa cultura com muita naturalidade,sendo que até o ex-presidente da República utilizava-se desse artifício, como questão de marketing para tornar-se mais popular. Entretanto, quando o apelido é instituído com outros propósitos, os quais visem à humilhação da vítima, fica difícil enfrentá-lo como um fenômeno natural.
O bullying, quando não minimizado ou ignorado pelas autoridades escolares pode gerar conseguências graves como aretração da personalidade das crianças, ou então, opostamente, pode incitar explosões de fúria e violência contra todo o ambiente escolar. Também contribuem para prejuízos na autoestima e dificuldades de relacionamentos sociais e interação com o espaço.
Dessa maneira, pode-se dizer, que as agressões, em sua maioria, começam verbalmente, mas podem ter desfechos extremamente graves, de contatofísico, com a possibilidade de haver vítimas fatais nesses confrontos. A fala do gestor 7 ilustra como ocorre esse processo desde a violência verbal até a física:

Smith e Sharp (1994) apresentam fatores que contribuem para o desenvolvimento de um comportamento de bullying:
O primeiro seria a atitude negativa dos pais ou cuidadores, que desmotivam as crianças, ao passarem uma ideia de fracasso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia escolar
  • Violência escolar
  • Violencia escolar e a banalização da violência
  • Violência escolar
  • violência escolar
  • Violência escolar
  • Violencia escolar
  • violencia escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!