Violência doméstica

Páginas: 35 (8547 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Introdução[1]



A Violência Doméstica é um tema bastante atualizado e instigante que atinge milhares de mulheres e crianças, adolescentes e idosos em todo o mundo, decorrente da desigualdade nas relações de poder entre homens e mulheres, assim como, a discriminação de gênero ainda presente tanto na sociedade como na família. Porém, sabe-se que esta questão não é recente, estando presente emtodas as fases da história, mas apenas recentemente no século XIX, com a constitucionalização dos direitos humanos a violência passou a ser estudada com maior profundidade e apontada por diversos setores representativos da sociedade.

Neste trabalho de pesquisa, trataremos de um tema muito delicado e que, ultimamente vem ampliando o quadro de vítimas, dentro do próprio âmbito familiar. Trata-seda violência doméstica de que trata a lei 11.340 de 07 de agosto de 2006, partindo das conquistas femininas, chegando a especificar os tipos de violência determinados na Lei e mais especificamente, sobre seu âmbito constitucional.

Algumas pessoas acham até que este seja um assunto de difícil compreensão, outros se limitam a comentar sobre o assunto sem ter uma postura definida, mas a grandemaioria debate o tema tentando entender suas prováveis razões e se inclinam a achar, definitivamente, alguma solução para esse problema.

Fato é que a violência doméstica e familiar é uma questão história e cultural anunciada, que ainda hoje infelizmente faz parte da realidade de muitas mulheres nos lares brasileiros. Com a entrada em vigor da Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir eprevenir a violência doméstica e familiar contra as mulheres almeja-se que essa realidade mude e a mulher passe a ter instrumentos legais inibitórios, para que não mais seja vítima de discriminação, violência e ofensas dos mais variados tipos.

O ser humano perdeu o respeito e o amor pelo próximo, e esse fato traz graves conseqüências para a vida em sociedade, uma dela é a violência dentro dafamília. A violência doméstica não escolhe classe social, raça, religião ou lugar para acontecer, ela simplesmente acontece, suas causas são muitas, como o alcoolismo, desemprego, drogas, pobreza, stress entre outras. Esses motivos citados servem de justificativas para os agressores, como se algo pudesse justificar tais atitudes.

A exposição do assunto neste trabalho é feita nas seguintes seções:Violência Doméstica, Fases da Violência Doméstica, Seus aspectos, Principais conseqüências, Violência contra a Mulher, Violência Física, Violência Sexual, Violência Emocional ou Psicológica, Violência Patrimonial, Violência Moral, A Dura realidade Nacional e Mundial, A Violência Doméstica como uma das causas da Violência na Sociedade, A Reação da Sociedade, Seus aparentes Resultados e NossaEsperança.



Palavras-Chaves: violência, violência sexual, doméstica, mulher, vergonha, direitos, família.



1. Violência Doméstica[2]

Conhecida também como violência familiar é um fenômeno complexo, pois suas causas são múltiplas e de difícil definição. Trata-se de um problema que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, econômico, religioso ou cultural especifico.Sua importância é relevante sob dois aspectos:

• Devido ao sofrimento indescritível que imputa as suas vitimas, muitas vezes silenciosas.

• Comprovadamente, a violência doméstica, incluindo ai a Negligencia Precoce e Abuso Sexual, pode impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vitima.

Segundo o Ministério da Saúde, as agressões constituem a principal causa de morte dejovens entre 5 e 19 anos. A maior parte dessas agressões provém do ambiente doméstico. Violência Doméstica, segundo alguns autores, é o resultado de agressão física ao companheiro ou companheira. Para outros o envolvimento de crianças também caracterizaria a Violência Doméstica.

A vítima de violência doméstica, geralmente, tem pouca auto-estima e se encontra atada na relação com quem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia Domestica
  • Violencia domestica
  • Violencia domestica
  • Violência doméstica
  • Violencia domestica
  • Violencia domestica
  • Violência Doméstica
  • violencia domestica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!