Violência doméstica

Páginas: 2 (332 palavras) Publicado: 20 de junho de 2011
Violência doméstica

Não há a necessidade de se ficar destacando a importância do combate à violência doméstica, é um problema que persiste fruto do pensamento retrógrado de que o homem é o chefe eprovedor da família, e que os demais integrantes da família em seus atos ou pensamentos, não deve haver algo relevante.
As consequências da violência doméstica para os integrantes da família podemser irreversíveis, tanto no âmbito psicológico quanto físico, que devido ao sofrimento indescritível, acaba denigrindo a imagem de que a família seria um local “sagrado” desprovido de qualquerconflito. Justamente com essa vergonha de manchar a imagem de sua família, na maior parte dos casos as vítimas, que na maioria das vezes é mulher, acaba se tornando omissa, com baixa autoestima devido àsagressões psicológicas de seu parceiro.
Havendo uma relação de dependência da vitima com o agressor, essa relação conflitante no lar, pode se estender até a morte, caso as autoridades competentes nãotomem conhecimento. Com esse aliado poderoso, os agressores sustentam suas ações, devido ao medo, vergonha, e muitas vezes um falso sentimento de culpa. Com ênfase nesses pequenos detalhes as pessoasque convivem com possíveis vitimas precisam estar atentas aos sinais, pois as vítimas pedem socorro não só através de suas vozes, mas através da linguagem corporal, de ações e de comportamento queindicam que alguma coisa não está bem.
Apesar da sociedade praticamente só ouvir falar em casos com violência contra a mulher, à violência doméstica agrega diversos segmentos poucos difundidos, comoviolência de adolescente contra os pais ou avós.
Iniciando desse pressuposto, pode-se afirmar que um ambiente familiar inadequado e desequilibrado, pode afetar o desenvolvimento físico, mental e emocionaldos membros que há integram.
Com ênfase nesse conceito é que se devem tomar iniciativas de ações de combate à violência doméstica, que várias famílias com medo de desestruturar o padrão familiar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia Domestica
  • Violencia domestica
  • Violencia domestica
  • Violência doméstica
  • Violencia domestica
  • Violencia domestica
  • Violência Doméstica
  • violencia domestica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!