Violência Doméstica

Páginas: 19 (4738 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa uma abordagem sobre a temática da violência doméstica contra a mulher, enquanto uma expressão da desigualdade de gênero. Para tanto, apresentaremos o tema, que, em síntese, demonstram a necessidade de uma intervenção profissional com aprofundamento teórico para enfrentamento das sutilezas da violência que se expressam através de diversos comportamentos epodem causar efeitos não só na vitima, mas em todo o grupo familiar.
No primeiro momento apresentaremos os tipos de violência e, por conseguinte, a lei 11.340/06 - Maria da Penha, a dinâmica dessa violência e o enfrentamento da mulher nesta temática, bem como seu grupo familiar e social, instituições de apoio e profissional, sobretudo do psicólogo na área sócio jurídica.2 BREVE ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER SOBRE A ÓTICA DA PSICOLOGIA JURIDICA
A violência doméstica tem uma dimensão de gênero. Ela ocorre num contexto social onde a mulher ainda é vista como inferior, ou seja, ela não tem o mesmo status, poder e direitos que o homem. Bem como diz o autor:

As mulheres estariam vulneráveis aos abusos masculinos, em função da própriaestrutura patriarcal do casamento e da atribuição de papeis de gênero, que facilitam a dependência das esposas em relação aos maridos (SOARES1999, p. 126)

A complexidade das dinâmicas de violência doméstica nos coloca diante da
responsabilidade de refletir criticamente e de buscar caminhos para entender e lidar com esses processos e romper o senso comum, mitos, preconceitos e desafios quepodem gerar dificuldades para a compreensão e a atuação adequadas.
Em Setembro de 2006 entrou em vigor no Brasil a Lei 11.340, a famosa Lei Maria da Penha. A partir de então, a sociedade e o Judiciário passam a enfrentar o tema com a eficácia necessária.

Art. 1o  Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 daConstituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência eproteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

A necessidade da criação de uma Lei especifica para o enfrentamento da violência contra a mulher, ganhou visibilidade nos últimos anos. Neste sentido, no Titulo VI, das disposições transitórias da Lei nos artigos 29 - 23, dispõe sobre a necessidades e atribuições de uma equipe multidisciplinar, sobretudo do profissional dePsicologia e Assistência Social no judiciário. Todavia, o “termo” violência que expresso nos autos de um processo judicial, necessita ser esmiuçado, a fim de que se tenha clareza dos fenômenos que a envolve.

2.1 Conceito de Violência

Ao analisarmos o termo “violência”1 em diferentes dicionários, observamos o vasto número de palavra que o definem. De outro modo, a palavra violência deriva deatos violentos que trazem consigo tragédias, prejuízos, mortes, tristezas, etc.
É notório que a história da humanidade sinaliza os fatos da violência que existe desde os tempos primordiais e assumiu novas configurações e formas ao longo da história e na medida em que o homem construiu as sociedades.
De acordo com as literaturas, inicialmente foi entendida como agressividade instintiva, geradapelo esforço do homem para sobreviver na natureza. A organização das primeiras comunidades e, principalmente, a organização de um modo de pensar coerente, que deu origem às culturas, gerou também a tentativa de um processo de controle da agressividade natural do homem.
A violência, propriamente dita, não ocorre apenas numa determinada classe, faixa etária ou população. Ela atinge principalmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia Domestica
  • Violencia domestica
  • Violencia domestica
  • Violência doméstica
  • Violencia domestica
  • Violencia domestica
  • violencia domestica
  • violencia domestica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!