Violência doméstica

Páginas: 5 (1096 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2012
Em média, 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia no Brasil.O perigo está mais próximo do que se imagina. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram que 80% das agressões físicas contra crianças e adolescentes foram causadas por parentes próximos. Ainda de acordo com o Unicef, de hora em hora morre uma criança queimada, torturada ou espancada pelospróprios pais. Segundo o professor Vicente Faleiros, do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB), cerca de 70% das denúncias de agressão física contra crianças foram praticadas pela própria mãe. O professor afirma ainda que o abuso sexual normalmente é praticado pelo pai ou padrasto.
Quatro em cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica. O número constado Anuário das Mulheres Brasileiras 2011, divulgado nesta segunda-feira (4) pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese).
No livro “Cacos de Vida”, os irmãos Sandeep e Suresh levam uma vida comum: vão à escola, passeiam, fazem compras... Mas os problemas surgem quando o pai perde o emprego: a estaçãoferroviária em que ele trabalhava é automatizada. Tal incidente, somado com a inesperada morte da mãe, o deixa perdido: começa a beber, a bater na mulher e nos filhos. A vida em família, antes equilibrada, vira um tormento.
* O que é violência doméstica?
Este tipo de violência e normalmente praticada dentro de casa, usualmente entre parentes. E inclui diversas práticas, como aviolência e oabuso sexual contra a crianças , a violência contra a mulher , os maus-tratos contra idosos, e a violência sexual contra o parceiro.

Estatisticamente a violência contra a mulher  é muito maior do que a contra o homem . Em geral os homens que batem nas mulheres o fazem entre quatro paredes, para que não sejam vistos por parentes, amigos, familiares e colegas do trabalho. A maioria dos casos deviolência doméstica são classes financeiras mais baixas, a classe média e a classe alta também tem alguns casos, mas as mulheres denunciam menos por vergonha e medo de se exporem à sua família.
A violência praticada contra o homem, embora incomum, existe. O agressor é normalmente a própria mulher , parentes ou amigos. E é praticada enquanto o agredido dorme.

É mais frequente o uso do termo"violência doméstica" para indicar a violência contra parceiros, especialmente contra a mulher .
* Causas e motivos
 A violência doméstica conjugal é causada pela escolha de um parceiro em agir de forma agressiva em relação ao outro.
Os motivos da violência doméstica não são necessariamente magoar o parceiro, mas sim em manter o poder e controle sobre a vitima.
Em muitos dos casos, a violênciadoméstica está associada ao consumo deálcool , pois a bebida torna a pessoa, mais agressiva. Nesses casos o agressor pode apresentar inclusive um comportamento absolutamente normal e até mesmo amável enquanto sóbrio, o que por vezes dificulta a decisão do parceiro em denunciá-lo.
* Os tipos de violência
-A VIOLÊNCIA FISICA:
A violência física consiste basicamente no uso da força com oobjetivo de magoar, e deixa ou não marcas evidentes. São comuns murros e chapadas, agressões com diversos objetos e queimaduras por objectos ou líquidos quentes.

Quando as vítimas são homens, normalmente a violência física não é praticada diretamente. Tendo em vista a habitual maior força física dos homens, havendo intenções agressivas, esses fatos podem ser cometidos por terceiros, como por exemplo,parentes da mulher ou profissionais contratados para isso. Outra modalidade é as agressões em que e apanhado o homem de surpresa, como por exemplo, durante o sono.

-A VIOLÊNCIA PSICÓLOGICA :

A Violência Psicológica ou a Agressão Emocional, às vezes é igual ou mais prejudicial que a física.

É caracterizada pela rejeição, discriminação, humilhação e desrespeito exagerados. Trata-se de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia Domestica
  • Violencia domestica
  • Violencia domestica
  • Violencia domestica
  • Violencia domestica
  • Violência Doméstica
  • violencia domestica
  • violencia domestica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!