Violência doméstica: um estudo de caso do ponto de vista do agressor.

Páginas: 8 (1990 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Violência Doméstica: Um estudo de caso do ponto de vista do agressor.

Luiz Antônio Ferreira Cavalcante Dutra¹, Tatyanne Silva Frades² Hinayana Leão Motta Gomes³.

1Pesquisa desenvolvida na disciplina Pesquisa em Fenomenologia ministrada pela professora Hinayana Leão Mota, a partir do projeto de PIBIC.
2Graduando do Curso de Psicologia, Universidade de Rio Verde - Fesurv. E-mail:luizjacy@hotmail.com
2Graduanda do Curso de Psicologia, Universidade de Rio Verde - Fesurv. E-mail: taty_bptt@hotmail.com
3Orientadora, Profa. Departamento de Psicologia, Universidade de Rio Verde - Fesurv. E-mail:



Resumo: O presente trabalho vem tratar do tema violência doméstica, partindo do ponto de vista de um agressor em um estudo de caso. Participou deste estudo um indivíduo do sexomasculino, de 45 anos de idade, solteiro, residente na cidade de Rio Verde – GO e com histórico de violência doméstica contra mulheres. A pesquisa é feita a partir do método fenomenológico de pesquisa, os dados foram obtidos através de entrevistas e analisados seguindo os passos da reflexibilidade fenomenológica. O principal objetivo foi investigar e analisar as principais causas da violência doméstica.Palavras-Chave: Violência Doméstica, agressor, fenomenologia.

Domestic Violence: A case study from the viewpoint of the aggressor.
Keywords: Domestic violence, aggressive, fenomenologia.

Introdução
A violência é um fenômeno complexo, que afeta famílias de todas as raças e níveis socioeconômicos. Este trabalho procurará tratar do tema violência doméstica. Contudo, vamosfazê-lo sob um recorte especial: a violência contra mulheres, estudada pelo ponto de vista do agressor, buscando dessa forma compreender sua vivencia e qual o seu nível de consciência.
DEEKE, L. P. et al (2009) aponta para a importância de incluir nos estudos como sujeitos de pesquisa não só a mulher agredida, mas também o agressor. Dessa forma, revelam-se as causas e as características da agressãopercebidas pelo ponto de vista do agressor, e também os fatores que repercutem na produção da violência doméstica a partir de ambas as percepções, do autor e da vítima, não atribuindo somente à vítima o papel de porta-voz do circuito de violência estabelecido.
Em relação à forma que a violência se manifesta, Velloso R. (2011) afirma que existem vários tipos de armas utilizadascontra a mulher, como: a lesão corporal, que é a agressão física, como socos, pontapés, bofetões, entre outros; o estupro ou violência carnal, sendo todo atentado contra o pudor de pessoa de outro sexo, por meio de força física, ou grave ameaça, com a intenção de satisfazer nela desejos lascivos, ou atos de luxúria; ameaça de morte ou qualquer outro mal, feitas por gestos, palavras ou por escrito;abandono material, quando o homem, não reconhece a paternidade, obrigando assim a mulher, entrar com uma ação de investigação de paternidade, para poder receber pensão alimentícia.
De acordo com uma pesquisa de 2000, da Comission on the Status of Women da ONU, no mundo, de cada três mulheres, pelo menos uma já foi espancada ou violentada sexualmente. O dado nos faz refletir que não são apenasas mulheres de baixa renda – financeiramente dependentes do marido ou companheiro – que sofrem violência doméstica. As estatísticas não param por aí e mostram que, apesar de todos os avanços femininos na luta por seus direitos, ainda estamos longe do fim do patriarcalismo.
Um aspecto muito característico nos agressores é a tendência à minimização da agressão e negação do comportamento agressivo,culpando a vítima pelo comportamento emitido. É comum,
para os homens, justificar que atos de agressão física e verbal são freqüentes entre casais, e que as parceiras também os agridem.
Diante do exposto, constata-se que a violência emerge como questão complexa, de difícil entendimento, principalmente quando está relacionada com as relações afetivas dos casais. Até mesmo os sistemas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Perfil do agressor da violencia domestica
  • MULHERES, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E CRIMINALIDADE: UM ESTUDO NA COMARCA DE CARAZINHO. A RELUTÂNCIA EM DENUNCIAR O...
  • Estudo de caso Windows Vista
  • Medidas de ressocialização do agressor no crime de violência doméstica
  • Estudo de Caso Controle de Ponto
  • Estudo de caso: violencia nas escolas
  • ESTUDO DE CASO: REVISTA VISTA SKATEBOARD
  • Ponto de Vista de um Juiz do caso "Os Exploradores de Caverna"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!