Violência doméstica- texto síntese incial

Páginas: 7 (1724 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – texto de pesquisa inicial

I. Teorias explicativas ( orientadoras dos programas de intervenção)

À semelhança com o que tem acontecido com outras formas de comportamento desviante e criminal, as explicações para a VD têm evoluído , passando de abordagens mais lineares e deterministas para abordagens mais complexas, multifactoriais e processuais, integrando as diferentesdimensões biopsicossociais do comportamento, as dimensões interpessoais e as sócio-culturais.

A. Perspectivas biológicas e psicofisiológicas

Cada vez menos encaradas como explicações suficientes em si mesmas, continuam a desenvolver-se este tipo de explicações para o comportamento violento. Exemplos disso são as abordagens centradas nos padrões de reacção psicofisiológica específicos emsituação de violência (Jacobson e Gottman, 1998 e outros), e bases fundamentais dos programas de controlo da ira/raiva. Outras explicações deste âmbito são as assentes no modelo frustração-agressão de Dollard (integra elementos psicológicos de motivação) e as teorias inspiradas nos modelos etológicos.

Questões que se colocam:
• não está demonstrado cientificamente que os agressores VDtenham de facto níveis de ira/zanga superiores aos não agressores;
• a ira/zanga não conduz necessariamente ao comportamento violento;
• muitos dos agressores tidos como tendo défices de controlo da ira/zanga, canalizam a sua agressão apenas para as mulheres e/ou filhos em casa, sendo nos outros contextos indivíduos controlados.
Parece pois de ser de concluir que este tipo de explicações éparcelar e necessitará de ser complementada com explicações de outra ordem????

Estas teorias estão na base dos Programas de Controlo de Ira/Raiva

B- Perspectivas psicológicas

Estas abordagens baseiam-se no pressuposto de que os comportamentos violentos dos agressores resultam de um conjunto de défices comportamentais e de competências sociais, designadamente:
• défices no controlo daimpulsividade e forte tendência para passagem ao acto;
• tendência para conceber menos soluções alternativas para a resolução de problemas interpessoais (violência como forma mais “fácil” e imediata);
• tendência para se focalizar nos objectivos finais em vez de se centrar nas etapas intermédias para os atingir;
• tendência para reconhecer menos consequências associadas aos seuscomportamentos.

Algumas perspectivas psicológicas situam a causa do comportamento violento na história desenvolvimental do sujeito: teorias da vinculação e teorias da aprendizagem social.
Teorias da vinculação: chamam a atenção para os processos de vinculação precoce, particularmente ao nível do funcionamento sócio-emocional, afectivo e cognitivo , das relações interpessoais e da adaptação aoscontextos. Não se podem estabelecer relações causa-efeito entre as experiências de vinculação precoce e o comportamento na vida adulta, mas sabe-se que uma perturbação na relação de vinculação pode levar a um risco acrescido de problemas relacionais (Greenberg, 1999), nomeadamente ao nível da antissociabilidade , e agressividade nas relações íntimas ( de certa forma no processo de vinculação há umaaprendizagem da relação)

Teorias da aprendizagem social: a violência será um comportamento socialmente aprendido, que da mesma forma que é aprendido poder ser desaprendido ou substituído por outro mais adequado (Mihalic e Elliot, 1997…).Por outro lado propõe uma explicação para a questão da transmissão intergeracional da violência conjugal e familiar (Carden, 1994).

Questões que se colocam:• Não dá ênfase às questões de género e poder na aprendizagem social do homem.

A teoria da aprendizagem social está na base da maior parte dos programas e práticas actuais de intervenção

Apesar destas teorias baseadas em explicações psicológicas, intrapessoais, da violência não serem consideradas eficazes por si só, a maior parte da literatura centra-se em questões como a definição de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • violencia doméstica
  • Violencia Domestica
  • Violencia domestica
  • Violencia domestica
  • Violência doméstica
  • Violencia domestica
  • Violencia domestica
  • Violência Doméstica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!