Violência doméstica possibilidades de prevenção

Páginas: 13 (3028 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
Grupo de estudos: Violência na Família
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
POSSIBILIDADE DE PREVENÇÃO E REDE DE PROTEÇÃO

A violência doméstica é um problema universal que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, econômico, religioso ou cultural específico, como poderiam pensar alguns.
Sua importância é relevante sob dois aspectos; primeiro, devido ao sofrimento que imputaàs suas vítimas, muitas vezes silenciosas e, em segundo, porque, comprovadamente, a violência doméstica, incluindo aí a Negligência Precoce e o Abuso Sexual, podem impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima.
Segundo o Ministério da Saúde, as agressões constituem a principal causa de morte de jovens entre 5 e 19 anos. A maior parte dessas agressões provém do ambiente doméstico. AUnicef estima que, diariamente, 18 mil crianças e adolescentes sejam espancados no Brasil. Os acidentes e as violências domésticas provocam 64,4% das mortes de crianças e adolescentes no País, segundo dados de 1997. As raízes e as expressões da violência são múltiplas e a escalada da violência nas últimas décadas, em grande número de países, tem atingido proporções consideradas epidêmicas. Poroutro lado, cresce também o interesse pela construção da paz, entendida como um processo que exige esforço contínuo, não apenas por parte das pessoas que decidem engajar-se neste movimento (construção da paz interior que se reflete na busca de harmonia nos relacionamentos pessoais) como também em instituições voltadas para esta finalidade.
Estudos mais recentes de psicologia do desenvolvimentoobtiveram dados apontando que a capacidade de comunicação e de empatia existe desde os primeiros anos de vida e que pode ser estimulada pela ampliação dos recursos de comunicação. A partir desses dados, estão se desenvolvendo programas de educação para a paz para crianças já na idade pré-escolar e orientações para os pais e educadores visando a utilização de métodos não violentos de disciplina e deresolução de conflitos. E mais: o fortalecimento das bases amorosas do vínculo desde a época da gravidez, a assistência ao parto que leva em conta as necessidades de bom acolhimento e de aconchego do recém-nascido, a prática do alojamento conjunto e o incentivo ao aleitamento materno também fazem parte de um programa mais extenso de prevenção primária da violência. A esperança é formar geraçõescapazes de lidar com impasses e conflitos de modos não violentos.
Sob este olhar, uma das maneiras mais eficazes de fazer a prevenção da violência na família é concentrar esforços na ampliação de recursos de comunicação visando a construção da paz, utilizando-se de alguns princípios básicos transmitidos como:
- Estimular a “escuta sensível e empática”, ouvir com atenção, consideração esensibilidade. Desta forma se ampliam as possibilidades de entender e captar o que está nas entrelinhas das palavras, da linguagem do corpo e dos atos, aumentando as condições para criar soluções eficazes.
- Estimular a reclamação sem ofenças, humilhar ou atacar a pessoa. Expressões ofensivas magoam, enraivecem, geram atitudes de revolta, resistência, provocação e contra-ataque. Desta forma,contribuem para o aumento da violência e não resolvem os problemas.
- Estimular o ataque ao problema e não à pessoa. Resolver o problema sem atacar as pessoas envolve a disposição de ouvir o que a pessoa tem a dizer, tentar entender seus argumentos e pontos de vista, expressar os próprios pensamentos com clareza e tentar negociar uma solução razoável para ambas as partes, evitando-se tanto oautoritarismo que, normalmente, leva à reações violentas, sejam elas físicas (inclui-se o abuso sexual) ou psicológicas.
- Estimular o controle da raiva. Quando esta se intensifica corre o risco de desembocar em atos violentos, físicos ou verbais. "Aprenda a controlar a raiva antes que ela controle você" é o título de uma publicação da Associação Americana de Psicologia que apresenta linhas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto para a Prevenção à violencia doméstica
  • Mulheres em situação de violência doméstica: limites e possibilidades de enfrentamento.
  • Projeto vigilância e promoção da saúde, prevenção de violência doméstica, sexual e outras violências.
  • A prevenção e o combate às drogas ilícitas pela família como fator fundamental de diminuição da violência...
  • violencia doméstica
  • Violencia Domestica
  • Violencia domestica
  • Violencia domestica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!