Violência Doméstica contra Crianças

Páginas: 14 (3251 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2013
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇA:

UM OLHAR REFLEXIVO





RESUMO

Este artigo apresenta como a violência aflige crianças e adolescentes na realidade brasileira, e tem como objetivo mobilizar a sociedade para o reconhecimento da Violência Doméstica contra criança. Propõe-se aqui maior esclarecimento através dos temas: Modalidades de Violência Doméstica, Formas de Violência, Comoperceber a existência de Violência, Abuso Sexual Infantil, Medidas Preventivas, Violência Psicológica. Espera-se que a violência possa ser compreendida em seus vários aspectos, ou seja, um sintoma presente no grupo familiar modelado por dificuldade de diferentes Naturezas: Cultural, Social, Econômica e das Relações interpessoais.


Palavras Chaves: Violência Domestica; Impunidade; Omissão;Família.


INTRODUÇÃO
No Brasil, A violência domestica Contra Criança é considerada um problema grave atingindo Crianças e adolescentes de todas as classes Sociais. Está presente no dia-a-dia de toda família brasileira, seja nos pequeno ou grande centro, é bem definida por Odália
(1991), ao afirmar que “ela se estende do centro a periferia dacidade e seus longos braços a tudo e a todos envolvem, criando o que se poderia chamar ironicamente de uma democracia na violência” (P10).
O debate acirrado sobre violência Domestica praticando contra crianças vem sendo cada vez mais freqüente. No entanto, ela não é uma questão característica da nossa época. Pode-se constatar que a violência esta presente ao longo do tempo.
Faz-se necessárioentender que a violência doméstica é um fenômeno social que traz enormes conseqüências para o desenvolvimento físico, mental, emocional, social da criança. A mesma poderá adquirir seqüelas por toda a vida, podendo vir a ser um agressor no futuro. Assim afirma Pereira (1996. p.3) “[...] é flagrante a probabilidade de uma criança vitima de violência, tornar-se um adulto agressor.
Merece atenção quequando se fala em sociedade em geral não se está buscando o genérico para excluir o específico, na verdade a postura ora indicada envolve autoridades públicas; empresários, detentores dos meios de comunicação, educadores e até mesmo a família. Dentro do mesmo contexto, pode ainda ser apontado casos de violência doméstica, quando a família é a primeira a justificar lesões oriundas de agressões físicascomo fruto de quedas e escorregões e os hospitais, via de regra o primeiro local onde o fato é conhecido, não tem profissionais capacitados para a busca da verdade ou ainda profissionais não se sentem comprometidos com a proteção daquela criança vítima de maus tratos. No mesmo sentido é difícil apuração os casos de violência psicológica, que não deixam lesões aparentes, mas que comprometem todo odesenvolvimento da criança e do adolescente. Dentro da própria família são comuns, e em todas as classes sociais, casos de disputa de filhos por pais em fase de separação, onde a criança torna-se um objeto receptor de uma carga extremamente negativa. E necessário o comprometimento de toda sociedade através de provas de sua indignação com a violência no memento oportuno, a cada dia, e não apenasapós os casos noticiados na televisão não podemos guardar imagens e crianças em uma cena televisiva de estupro, espancamento ate a morte, para que fiquemos indignados. A indignação tardia não traz de volta a vida, a saúde, o sorriso, a ingenuidade e a pureza de uma criança.
A proteção da criança vitima de qualquer forma de violência é um dever de toda sociedade. A atuação daqueles é um dever que emsua vida profissional e pessoal optam por essa defesa se fortalecerá com o comprometimento de todos.
No que se refere à responsabilidade da sociedade o ECA estabelece no artigo 245 o seguinte:
Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção a saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • violencia domestica contra a criança
  • Violencia domestica contra criança e adolescentes
  • Violência doméstica contra criança e o adolescente
  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE
  • Violencia Domestica Contra Criança e Adolescente
  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE
  • VIOLENCIA DOMESTICA CONTRA CRIANCAS E ADOLESCENTES
  • violencia domestica contra crianças e adolecentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!