Violência doméstica: 70% das crianças vítimas sofrem as agressões em casa

Páginas: 3 (511 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2014
"A sociedade acredita que não deve se meter na forma como as pessoas educam seus filhos, e que a violência é uma punição aceitável. As pessoas foram criadas desta forma e acabam reproduzindo isso.Quando estes casos chocantes aparecem, a comunidade fica indignada, mas muitas vezes não denuncia ao observar o comportamento em outras famílias próximas", afirma.

Um dos motivos que faziam com queAlex André Moraes Soeiro, 34, pai do menino Alex, agisse com violência era o fato de o filho gostar de dança do ventre e de lavar louça, atividades que, segundo ele, não eram "de homem". Denúncias dediscriminação contra crianças e adolescentes também tem aumentado consideravelmente. Apenas no Rio de Janeiro, entre 2011 e 2013, o aumento neste tipo de crime ficou em 500%, de 28 para 140 denúncias.No laudo do IML (Instituto Médico Legal), escoriações e edemas por todo o corpo mostram que o menino morreu após meses de espancamento. O crime de tortura contra crianças também cresceu nosúltimos anos, embora o número de denúncias seja baixo. Em 2013, foram reportadas 13 denúncias apenas no Rio de Janeiro, contra sete em 2012 e uma em 2011.

Ainda sim, óbitos não são comuns, ressaltaLígia. "Na maior parte das vezes, os pais acham que estão fazendo o melhor para os seus filhos, pois é tudo que conhecem e aprenderam a fazer".

Segundo a especialista, solucionar o problema da violênciacontra crianças e adolescentes é possível, mas falta conscientização de agentes fundamentais, como os professores e escolas, por exemplo.

"Estes profissionais têm um papel muito importante, poiseles podem observar melhor o comportamento das crianças, por estarem em um ambiente onde elas se sentem mais seguras, livres e não estão ameaçadas. Porém, os professores e a escola precisam serinstruídos em observar comportamentos suspeitos, atitudes que não condizem com a idade e outros fatores", afirma. A maior violência contra a criança e quando os pais, sem estrutura familiar, fazem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como vitimas de Violência doméstica sofrem o impacto do Trauma
  • Avaliação de serviço de atenção a crianças vítimas de violência doméstica 
  • Mulheres vitimas de violencia domestica
  • A mulher como vítima da violência doméstica
  • Crianças: vítimas em potencial da violência
  • Violência domestica contra crianças e adolescentes no Brasil, e suas consequências as vitimas.
  • Violencia domestica contra criança
  • violencia domestica contra a criança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!