Violência contra o idoso

Páginas: 6 (1461 palavras) Publicado: 29 de junho de 2011
Desenvolvimento
A violência é o exercício da força física e da coação psíquica, para obrigar alguém a fazer alguma coisa contrária a si, contrária a seus interesses e desejos, contrária a seu corpo e à sua consciência, causando-lhe danos profundos e irreparáveis. (Chauí apud Serra, 2005, p. 53).
Nos tempos atuais a violência contra o idosos é um dos temas mais abordados pelos profissionaisdessa área,chega a ser assustador . Neste artigo optamos em iniciá-lo utilizando uma definição mais ampla de compreensão neste conceito de Minayo , que assim define a violência contra o idoso:
A violência à pessoa idosa pode ser definida como ações ou omissões cometidas uma vez
ou muitas vezes , prejudicando a integridade física e emocional das pessoas desse grupo
etário e impedindo o desempenhode seu papel social. A violência acontece como uma quebra de expectativa positiva dos idosos em relação às pessoas e instituições que os cercam (filhos , conjugue,parentes, cuidadores e sociedade em geral).
No entanto, ao nos referirmos à violência cometida contra idosos, preferimos utilizar a classificação de Gonçalves (2006):2

• Abusos físicos: qualquer forma de agressão física: tapas,empurrões, espancamento, contenção física, administração abusiva de fármacos ou tóxicos;
• Abusos psicológicos: condutas que podem resultar em danos de ordem psíquica: ameaças, intimidação, manipulação, humilhação constante, insultos, infantilização do idoso, privação de informações, retirada do direito de participação na tomada de decisões a respeito de coisas do seu interesse;

• Abusos financeiros– impedimento ao uso e/ou controle do dinheiro; chantagem econômica, filhos que confiscam as aposentadorias dos pais; o uso inadequado do dinheiro da pensão para benefício próprio; indução do idoso a assinar documentos dando plenos poderes para compra e venda ou troca de bens e serviços;

Abusos sexuais – qualquer tipo de atividade sexual não consentida;

Abuso emocional ou abandono – negação deafeto, isolamento e falta de comunicação;

Negligências – omissão ou fracasso por parte do responsável pelo idoso em oferecer os cuidados de que ele necessita - provisão inadequada do medicamento, alimentação e cuidados médicos, negação de habitação e segurança.

2 Esta classificação também é utilizado nos trabalhos de Minayo (2003) E Machado e Queiroz (2002).

Revista Kairós, São Paulo, 11(2), dez. 2008, PP.81-94
De acordo com Freitas et al,(2006), cabe ressaltar que após a promulgação do Estatuto do Idoso, Lei 10.741 em 1/10/2003 (Brasil,2003), passou a ser mandatória pelos profissionais de saúde a comunicação à autoridade competente de qualquer suspeição ou confirmação de maus-tratos que tiverem sido testemunhadas (artigo 19) com conseqüências judiciais e administrativas emcaso de o profissional de saúde responsável por estabelecimento de saúde ou instituição de longa permanência deixar de comunicar à autoridade competente os casos de crime contra idosos de que tiver conhecimento (artigo 57).

De acordo com Freitas et al,(2006), artigo 19. Os casos de suspeita ou de confirmação de maus-tratos contra idosos serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais desaúde, a quaisquer dos seguintes órgãos:

I.Autoridade policial

II.Ministério Público

III.Conselho Municipal do Idoso

IV.Conselho Estadual do Idoso

V.Conselho Nacional do Idosos
Além da violência sexual, os dados do Ministério da Saúde também apontam outros tipos de
agressões. Uma delas é aquela cometida contra idosos. Das 626 notificações de violências contra
idosos, atendidos emserviços de Saúde de referência, 338 foram de vítimas dos próprios filhos. O
dado representa 54% das notificações de agressões a pessoas com 60 anos ou mais, dentro de casa.
Entre os tipos de agressões, a violência moral ou psicológica, aquela que fere a honra ou a
intimidade, foi a mais relatada (55%), seguida da física (27%), do abandono (22%) e, por último, do
dano financeiro ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia contra idosos
  • A violência contra o idoso
  • violencia contra o idoso
  • Violência contra idoso
  • Violência Intrafamiliar Contra o Idoso
  • Violencia contra o idoso
  • Violência contra idoso
  • violência contra idosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!