Violência contra a mulher

Páginas: 8 (1805 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES:
CONTEXTUALIZAÇÃO E INSTRUMENTOS PARA MUDANÇA DE ATIDUDE
















VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES EVANGÉLICA:
CONTEXTUALIZAÇÃO E INSTRUMENTOS PARA MUDANÇA DE ATIDUDE






Monografia apresentada ao Curso de graduação em Serviço Social, da Faculdade Dom Pedro II, como requisito parcial para obtenção dograu de Bacharel em Serviço Social.
Orientadora: Profª.



















Salvador
2013



VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES:
CONTEXTUALIZAÇÃO E INSTRUMENTOS PARA MUDANÇA DE ATIDUDE




Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social da Faculdade Dom Pedro II.

Salvador,

Banca ExaminadoraRESUMO

As relações sociais de gêneros quando não fundamentada na base do respeito recíproco, pode configurar-se em discriminação e preconceito que muitas vezes manifesta-se por meio de agressões físicas e psicológicas, desde as mais sutis até as mais agressivas. No mundo contemporâneo, muitos símbolos, dogmas e pensamentos machistas ainda dominam as relações, estabelecendo ao sexomasculino o papel de chefe da casa e da mulher sua subordinada. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem por finalidade contextualizar a violência sofrida por mulheres e refletir sobre possíveis mudanças de atitudes. A principal perspectiva é analisar a influência que o universo simbólico e os dogmas exercem sobre as mulheres, a ponto de as mesmas se manterem em silêncio quando são vítimas deviolência doméstica, bem como analisar como essas vítimas lidam com esse problema. Nesse sentido, o trabalho proposto, baseado na literatura atual sobre o tema, tem o intuito de refletir e trazer a tona um assunto pouco abordado na sociedade, mas que acomete milhares de mulheres todos os dias: a violência sofrida pelo universo feminino.


Palavras-chave: Violência; Mulher; Símbolos; Religião.INTRODUÇÃO

A violência contra a mulher não deve ser estudado como um assunto isolado, mas contextualizado. Um assunto delicado e doloroso que acomete milhares de mulheres todos os dias no mundo. Trata-se, portanto, de um assunto universal que deve ser amplamente discutido pelos meios sociais, uma vez que envolve relações afetivas, econômicas esociais. Existem atualmente muitas reflexões a respeito do assunto na área da saúde e na área jurídica. Uma das principais conquistas obtidas pelas mulheres foi à lei Maria da Penha que contêm medidas especiais em caso de violência contra a mulher. Entretanto percebe-se uma enorme carência de estudos específicos na área do assistente social. O assistente social poderia ser um agente de prevenção etambém de combate a violência. Sabe-se que ainda hoje em muitas sociedades a mulher é vista como inferior ao homem, desde tempos remotos o homem é o centro da sociedade, o chefe da família e, portanto a quem a mulher deve o respeito, a admiração e a obediência, criada para o serviço domestico e para a procriação da espécie, por longos anos foi submissa a família e ao marido. Essa situação da mulhercomeçou a ser discutido a partir dos movimentos feministas, que lutavam pela igualdade de gênero e pelo espaço da mulher na sociedade, o que despertou na sociedade a necessidade por melhores condições e a desmistificação de que a mulher deveria apenas ser a cuidadora do lar e do casamento. Uma das bases do movimento foi o problema da violência doméstica sofrida pelas mulheres. Um incentivo para queas mulheres agredidas se fortalecessem para denunciar seus agressores, dessa forma cria uma ampla discussão sobre o motivo pelo qual as mulheres terem que se submeter aos homens apanhando caladas. De acordo com Almeida somente no inicio da revolução industrial é que a mulher começa a sair do lar e trabalhar fora de casa.
As mulheres e as crianças compunham a parcela dos trabalhadores que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia contra a mulher
  • Violencia contra a mulher
  • violencia contra mulheres
  • Violência doméstica contra as mulheres
  • Violencia contra mulher
  • violencia contra mulher
  • Violência doméstica contra a mulher
  • violência contra mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!