Violência contra a mulher

Páginas: 8 (1823 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Psicologia Social
Violência contra a mulher


















INTRODUÇÃO

Através deste trabalho de portfólio relatarei fatos que ocorrem em nossa sociedade como: a violência com as mulheres, seus principais motivos e prevenções. Como tentar evitar desde o início, pois depois pode ser tarde demais.
Cada vez mais, grande é o índice em nossa sociedade de espancamentos eestupros, causados muitas vezes pelos homens, onde muitas acham que será apenas uma vez e acabam escondendo por muito tempo.
Com isso o quantitativo vai cada vez aumentando a criminalidade contra as mulheres em nosso meio por motivos de medo causado pelas ameaças sofridas pelos próprios parceiros.











Violência contra a Mulher: É CRIME

A partir do momento em que o esposo tentavadegradar ou controlar as ações, comportamentos e decisões destinada a sua esposa por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal.
A violência contra a mulher é “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimentofísico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada”. Dentro de ações que coloquem em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa.
A paciência e a boa vontade de ter forças para seguir em frente e ter coragem de enfrentar tudo novamente para encontrar e/ou fazer um novo fim, ou seja, uma nova vida feliz.
As mulheres que sofrem violência podemprocurar qualquer delegacia, mas é preferível que elas vão às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), também chamadas de Delegacias da Mulher (DDM). Há também os serviços que funcionam em hospitais e universidades e que oferecem atendimento médico, assistência psicossocial e orientação jurídica.
A mulher que sofreu violência pode ainda procurar ajuda nas Defensorias Públicas e JuizadosEspeciais, nos Conselhos Estaduais dos Direitos das Mulheres e em organizações de mulheres.
Se for registrar a ocorrência na delegacia, é importante contar tudo em detalhes e levar testemunhas, se houver, ou indicar o nome e endereço delas. Se a mulher achar que a sua vida ou a de seus familiares (filhos, pais etc.) está em risco, ela pode também procurar ajuda em serviços que mantêmcasas-abrigo, que são moradias em local secreto onde a mulher e os filhos podem ficar afastados do agressor.
Dependendo do tipo de crime, a mulher pode precisar ou não de um advogado para entrar com uma ação na Justiça. Se ela não tiver dinheiro, o Estado pode nomear um advogado ou advogada para defendê-la.
Muitas vezes a mulher se arrepende e desiste de levar a ação adiante.
Em alguns casos, a mulherpode ainda pedir indenização pelos prejuízos sofridos. Para isso, ela deve procurar a Promotoria de Direitos Constitucionais e Reparação de Danos.
O que a Psicologia Social faz é revelar os graus de conexão existentes entre o ser e a sociedade à qual ele pertence, desconstruindo a imagem de um indivíduo oposto ao grupo social. Um postulado básico dessa disciplina é que as pessoas, por maisdiversificadas que sejam, apresentam socialmente um comportamento distinto do que expressariam se estivessem isoladas, pois imersas na massa elas se encontram imbuídas de uma mente coletiva. É esta instância que as leva a agir de uma forma diferente da que assumiriam individualmente.
A Psicologia Social também estuda o condicionamento – processo pelo qual uma resposta é provocada por um estímulo, umobjeto ou um contexto, distinta da réplica original – que os mecanismos mentais conferem à esfera social humana, enquanto por sua vez a vivência em sociedade igualmente interfere nos padrões de pensamento do Homem. Esse ramo da psicologia pesquisa, assim, as relações sociais, a dependência recíproca entre as pessoas e o encontro social. Estas investigações teóricas tornam-se mais profundas ao longo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência contra a mulher
  • Violencia contra a mulher
  • Violencia contra a mulher
  • violencia contra mulheres
  • Violência doméstica contra as mulheres
  • Violencia contra mulher
  • violencia contra mulher
  • Violência doméstica contra a mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!