Violência contra mulheres

Páginas: 11 (2688 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014





VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES


Trabalho de Atividades Complementares
referente a palestra de Violência Contra
Mulheres apresentado na Universidade
Paulista – UNIP.















SÃOPAULO
2013

MOVIMENTO MULHERES DA VERDADE
A palestra foi iniciada com a doutora Yvonne Capuano presidente da Academia Cristã de Letras e presidente do Movimento Mulheres da Verdade falando sobre a importância da luta da mulher na sociedade e de como seu movimento age para que isso seja feito.
O Movimento Mulheres da Verdade surgiu durante o escândalo do mensalão a revolta contra a corrupçãofez com que doutora Yvonne conseguisse reunir além de amigas, entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil; Rotary; CIEE; União Cívica Feminina e Associação das Mulheres Médicas, entre outras para protestar. O Dia do Não foi a primeira manifestação realizada pelo movimento onde mulheres com camisetas pretas realizaram um protesto na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo dizendo não acorrupção, não a injustiça, não a falta de cidadania no país, não a violência.
Questões relacionadas a ética, cidadania, ações sociais e combate à corrupção, são os principais temas abordados por esse movimento que não tem fins lucrativos. Seu objetivo é ampliar a consciência da sociedade formando mulheres líderes e para isso, promovem palestras, cursos, ações e fóruns.
DADOS HISTÓRICOSPsicóloga, especialista em violência doméstica e diretora da Casa Eliane de Grammont, que atende mulheres vítimas de violência a doutora Branca Paperetti deu andamento a palestra relatando os dados históricos de lutas, conquistas e violências ocorridas ao passar dos séculos.
Em 8 de março de 1857 um grupo de operárias que reivindicavam melhores condições de trabalho, redução na carga horária (de 16 horasde trabalho para 10 horas), igualdade salarial, (diferente dos homens as mulheres realizavam o mesmo tipo de trabalho porem ganhando até três vezes menos do que os homens) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho foram repreendidas com tamanha e violência que cerca de 130 mulheres morreram carbonizadas dentro da fábrica que trabalhavam.
Em 1917 na Rússia a mulher ganha espaço e temascomo voto, divórcio, aborto, acesso à cultura, economia, igualdade no matrimonio e propostas de tarefas coletivas são discutidos e aprovados pelo governo o mesmos temas voltam a ser discutidos em 1926 e a proibição ao aborto, as dificuldades para o divórcio, a mulher é suprimida na ação partidária e política e perde novamente o espaço antes conquistado.
A proibição da homossexualidade e prostituiçãosurgem em 1954 junto com a proposta do governo em ter a maternidade glorificada, em constituir famílias e o poder do estado através de campanhas como a Ordem da Glória Materna para mulheres que tivessem entre 7 e 9 filhos e a Mãe Heroica para quem tivesse mais de 10 filhos.
Após a Segunda Guerra Mundial é desenvolvida a ideia do bem estar e volta a atuação dos papeis da mulher na sociedadereivindicando igualdade salarial.
Alguns dados recentes são apresentados durante a palestra da doutora Branca Paperetti.
O 180 recebe cerca de 250 ligações por dia com pedidos de orientação e denúncias de maus tratos, o mesmo número serve também para denúncias de serviços públicos.
Pesquisas de 2012 mostram que mulheres morrem dentro de casa e os homens na rua. Até a adolescência as mortes eabusos são ocasionadas em sua maioria por pais e avós, da adolescência ate a idade adulta por parceiros e companheiros sentimentais, e durante a velhice por filhos e netos.
O Brasil é o 7° país dentre 185 em relação aos direitos das mulheres e ao acesso a esses direitos.
Em alguns países até os dias de hoje, algumas mulheres continuam a ser submissas ao homem devido a cultura e religião, como os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência contra a mulher
  • Violencia contra a mulher
  • Violencia contra a mulher
  • violencia contra mulheres
  • Violência doméstica contra as mulheres
  • Violencia contra mulher
  • violencia contra mulher
  • Violência doméstica contra a mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!