Violência contra deficientes

Páginas: 5 (1067 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2012
ANA CAROLINA DE SOUZA
DANIEL BOTELHO
KÁTIA ANDRADE DA SILVA
PATRÍCIA CHARLY G. MACIEL
ROSILDA CHAVES RIBEIRO









VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

























VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA





Trabalho apresentado ao curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Ipatinga(MG) na disciplina de Saúde da Família.
Professor (a): Telma Semirames











Sumário

VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 3
INTRODUÇÃO 3
CONVÍVIO FAMILIAR 4
TIPOS DE VIOLÊNCIA 4
ABORDAGEM 5
MEDIDAS PREVENTIVAS 6
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
































VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS COMDEFICIÊNCIA



INTRODUÇÃO


A violência contra pessoas portadoras de deficiências é agravada, assim como nos outros casos, pela vulnerabilidade desse grupo, que se torna maior se o portador de deficiência for mulher, idoso ou criança/adolescente. A denúncia contra esse tipo de violência deve ser estimulada junto à sociedade, principalmente porque muitas vezes o portador de deficiência não temcondições de faze-la. O atendimento deve ser integrado e facilitado e a acessibilidade aos serviços, garantida, minimizando o sofrimento.

A família, assim como a sociedade, deve ser conscientizada de que o portador de deficiência possui características pessoais, habilidades e potenciais que não podem ser anulados por causa da sua condição, mas ao contrário, devem ser estimulados. Assim, o portador dedeficiência não pode ser visto como um diferente, pois isso só contribui mais para a sua exclusão. Exclusão essa que também constitui uma forma de violência e que pode ser percebida nos mais variados contextos.














CONVÍVIO FAMILIAR


A família, que deveria constituir a primeira instância de inclusão social, muitas vezes contribui para segregar a pessoa portadora dedeficiência. Com o intuito de protegê-la, ou por falta de orientação, isola-se a pessoa do convívio social, impedindo-a, por exemplo, de frequentar a escola para evitar que os colegas caçoem, batam ou pratiquem outro tipo qualquer de maus-tratos. Essas atitudes podem representar a negação do problema e constituem uma forma violência.


TIPOS DE VIOLÊNCIA


Além da violência física, psicológica,abuso e exploração sexual, negligência e abandono, deve-se também investigar a existência de outras formas de violência, comuns contra estes indivíduos: a exploração financeira (retenção de pensões ou aplicação de valores sem o conhecimento ou consentimento da pessoa interessada), o abuso medicamentoso (negar medicação ou ministrá-la em dosagem inadequada) e a violação civil (negar privacidade,informação, visitas, direitos civis, convívio social etc.).

As meninas e mulheres portadoras de deficiência são ainda mais vulneráveis á violência intrafamiliar e sexual. Sabe-se que meninas portadoras de deficiência mental podem ser submetidas á prostituição porque, em geral, têm pouca capacidade de raciocínio lógico, boa afetividade, e não são capazes de defender-se.ABORDAGEM


É importante abordar a família da pessoa portadora de deficiência de forma ampla, perguntando sobre as necessidades de saúde de todos os seus integrantes. A atitude da equipe de Saúde da Família, especialmente durante a consulta ou a visita domiciliar, é fundamental para o processo de inclusão do portador de deficiência na sociedade. É recomendável uma postura compreensiva diante dasituação familiar e da pessoa, respeitando-se sua individualidade, privacidade e tratando-a com o respeito com que se trata qualquer membro da comunidade. Isso também contribui para diminuir a rejeição no seio da família e facilitar a abordagem dos diferentes aspectos da consulta ou visita.

A equipe deve oferecer as orientações que a família necessita para lidar melhor com o portador de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • violencia contra deficiente
  • Agressao contra deficiente
  • A violência e preconceito com deficientes
  • Preconceito contra deficientes
  • Crimes contra Deficientes
  • Violencia contra jovem e contra a mulher
  • violencia contra Animais silvestres
  • Violência contra idoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!