Violêcia no campo

Páginas: 9 (2161 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
A VIOLÊNCIA NO CAMPO BRASILEIRO
RESUMO

A violência no campo vivida no Brasil existe desde sua “descoberta”. Mas a forte importância que o país deu a propriedade de terra gerou conflitos ainda maiores e então constantes no Brasil. Atualmente os conflitos no campo podem ser divididos em três perspectivas. A violência no campo em decorrência de conflitos pela terra, onde muitas famílias sofremdiversas formas de violência por tentarem garantir seu pedaço de terra visando o interesse social, e em contra partida grandes latifundiários que não cumprem a função social da terra. A violência no campo em decorrência de conflitos trabalhistas, onde é identificado no ano de 2010 mais de 200 localidades que ainda mantém trabalhadores em regime escravista. E a violência no campo ocorrida comoconseqüência de conflitos pela água, que visam manter a autonomia de povos ribeirinhos e indígenas através da água.

Palavras – chaves: Violência no campo, conflitos, água, terra, trabalhadores.

1. iNTRODUÇÃO:
Este artigo surgiu com o intuito de avaliação bimestral da matéria de Seminários Temáticos, do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas do Brasil. Serão utilizados parareferenciar o artigo dados emitidos pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra e pela Comissão Pastoral da Terra, que são obtidos por meio de pesquisas primária e secundária, onde são realizados levantamentos de informações e dados em jornais de circulação local, estadual e nacional, boletins e publicações de diversas instituições: movimentos sociais, sindicatos, partidos, órgãosgovernamentais e Igrejas; declarações e cartas assinadas, boletins de ocorrência, além das informações e dados pesquisados pelos Regionais da CPT e enviados à Secretaria Nacional, em Goiânia. Um dos objetivos deste artigo é de apresentar a situação de violência no campo no Brasil.
Primeiramente será apresentada violência em decorrência de conflitos pela terra, situação atual e tipos de violência.
Emum segundo momento será apresentado será apresentada tipos de violência ocorridos em decorrência de conflitos trabalhistas no campo brasileiro.
E ainda será exposta a situação de violência vivida por pessoas que lutam por questões ligadas à água, apresentando os tipos de violência e a situação atual do Brasil
1.1 VIOLÊNCIA NO CAMPO
Violência é um comportamento que causa dano a outrapessoa, ser vivo ou objeto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violentia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente. Também se entende por constrangimento e oudestruição física ou moral exercidos sobre os trabalhadores e seus aliados. Esta violência está relacionada aos diferentes tipos de conflitos registrados e às manifestações dos movimentos sociais do campo.
Assim podemos dizer que em 22 de Abril de 1500 deu-se início ao processo de violência no campo brasileiro. A maneira como as terras tupiniquins foram “descobertas” e tomadas pelos europeus deu-sede forma violenta, invadindo a autonomia dos povos que aqui viviam.
A violência no campo no Brasil pode ser entendida através de várias maneiras, não sendo a única forma de violência a ocorrida em detrimento de ocupações de terras. Porém grande parte dos conflitos no campo no Brasil tem origem na má distribuição de terras. Esta violência tem origem em conflitos no campo, que podem ser entendidosem três perspectivas: os conflitos por terra, conflitos pela água e conflitos trabalhistas.
Conflitos por terra podem ser entendidos como ações de resistência e enfrentamento pela posse, uso e propriedade da terra e pelo acesso a seringais, babaçuais ou castanhais, quando envolvem posseiros, assentados, remanescentes de quilombos, parceleiros, pequenos arrendatários, pequenos proprietários,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • violêcia
  • Violecia
  • violêcia escolar
  • violecia dom
  • A violêcia no brasil
  • Violecia no esporte
  • campo
  • Campo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!