Vinicius de Moraes

Páginas: 9 (2108 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
PROJETO “CENTENÁRIO DE VINICIUS DE MORAES”
Ensino Fundamental e Médio – Ano 2013
 
           A palavra PROJETO traz, em sua etimologia, o significado de lançar-se para adiante, em direção ao futuro.
        Um projeto pedagógico configura a identidade de uma escola, na medida em que define os pressupostos, as finalidades educativas e as diretrizes gerais da prática pedagógica da instituiçãoque o elabora.
        
Desta forma, com o objetivo de proporcionar aos nossos alunos um processo educacional que ultrapasse a sala de aula, estimulando-os a refletir, agir, solucionar e concluir, apresentamos as atividades propostas pela equipe pedagógica dos Ensinos Fundamental II e Médio,nos estudos referentes à Literatura e Língua Portuguesa, sob a orientação da professora Graças Brito.
 “O homem constrói casas porque está vivo, mas escreve livros porque é mortal. Vive em sociedade porque é gregário, mas lê porque se sente só. A leitura constitui para ele uma companhia que não ocupa lugar de nenhuma outra, mas que nenhuma outra poderia substituir. Não lhe oferece nenhuma explicação definitiva acerca de seu destino, mas tece uma apertada rede de conivências entre a vida e ele.Ínfimas e secretas conivências que falam da paradoxal alegria de viver, mesmo quando referem o trágico absurdo da vida. Por isso as razões que temos para ler são tão estranhas como as que temos para viver. E ninguém nos pede contas dessa intimidade.” (PENNAC, 1997, p.166).
 
 “Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.”
 
 
Projeto “Centenário de Vinícius deMoraes”: um estímulo à paixão pela leitura
 
"São demais os perigos desta vida
Pra quem tem paixão principalmente
Quando uma lua chega de repente
E se deixa no céu, como esquecida
E se ao luar que atua desvairado
Vem se unir uma música qualquer
Aí então é preciso ter cuidado 
Porque deve andar perto uma mulher..."
 
Dele disse Carlos Drummond de Andrade: "Vinicius é o único poetabrasileiro que ousou viver sob o signo da paixão. Quer dizer, da poesia em estado natural".  "Eu queria ter sido Vinicius de Moraes". Otto Lara Resende assim o definiu: "Manuel Bandeira viveu e morreu com as raízes enterradas no Recife. João Cabral continua ligado à cana-de-açúcar. Drummond nunca deixou de ser mineiro. Vinicius é um poeta em paz com a sua cidade, o Rio. É o único poeta carioca". Mas eledizia nada mais ser que "um labirinto em busca de uma saída". 
 
            O que torna Vinicius um grande poeta é a percepção do lado obscuro do homem. E a coragem de enfrentá-lo. Parte, desde o princípio, dos temas fundamentais: o mistério, a paixão e a morte. Quando deixa a poesia em segundo plano para se tornar show-man da MPB, para viver nove casamentos, para atravessar a vida viajando,Vinicius está exercendo, mais que nunca, o poder que Drummond descreve, sem conseguir dissimular sua imensa inveja: "Foi o único de nós que teve a vida de poeta".
 
            Este ano (2013), comemora-se o centenário desse grande poeta, por isso trabalharemos em sala de aula durante o período de três semanas a vida e as obras de Vinícius de Moraes, focando sua obra em três vertentes: a poesia, amúsica e o teatro. Nesse projeto então envolvidas, diretamente, as disciplinas de Língua Portuguesa ,Literatura e Artes.
 
Justificativa:
Quando se fala em cultura brasileira não tem como não lembrar de Vinícius de Moraes. Poeta, compositor, autor, dramaturgo; Vinícius de Moraes é o que há de melhor na literatura . Aproveitando o centenário deste grande homem, buscamos através deste projeto umtrabalho com suas poesias, no qual poderemos explorar não apenas o texto escrito, mas enriquecer nossas aulas e estudos com algumas músicas que compõem a obra.
O trabalho poderá ser baseado nas poesias e ou músicas e seguirá a direção das turmas,que organizarão a proposta para 30 ou 40 minutos de apresentação .
. Os versos de Vinicius estão na boca do povo não somente pelo sucesso dos textos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vinicius de moraes
  • Vinicius de Moraes
  • vinicius de moraes
  • Vinícius de Moraes
  • vinicius de moraes
  • Vinicius de Moraes
  • Vinicius de moraes
  • Vinicius De Moraes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!