VINHOS1

3247 palavras 13 páginas
ENOLOGIA

VINHOS
1

Da França

Poderíamos dizer que as seis regiões vinícolas francesas de maior prestígio internacional são: Alsace,
Bordeaux, Bourgogne, Champagne, Côtes (ou Vallée) du Rhône e Val (ou Vallée) de la Loire. A elas somamse as regiões Centre, Est, Jura, Provence, Languedoc, Roussillon, Savoie e Sud-Ouest, com alguns vinhos de excelente qualidade.
Não é um exagero classificar a França como o melhor país vinícola do mundo. Ela possui uma variedade de climas e características geográficas que criam um conjunto enorme de diferentes terroirs para a produção de vinho.
A região vinícolas que mais se destaca é Bordeaux. Na composição dos vinhos de Bordeaux sempre são utilizadas mais de uma variedade de uvas o chamado “corte bordalês”. Merlot, Cabernet Sauvignon e
Cabernet Franc são as mais usadas na elaboração dos vinhos tintos, e as Sémillon e Sauvignon Blanc nos vinhos brancos.
A Bourgogne (Borgonha), com seu clima mais frio e vinhos muito sofisticados, é a segunda região mais importante. Possui varias sub-regiões, cada uma com suas particularidades de estilo, mas todas usando as uvas: Chardonnay e Pinot Noir.
Outras regiões de destaque são a Champagne, berço dos espumantes mais famosos do mundo, a Côtes du
Rhône, produtora de excelentes tintos robustos, a Provence, berço de belos e delicados rosés, e o
Languedoc-Roussillon.
Os vinhos alsacianos são geralmente elaborados com um só tipo de uva e predomínio das brancas.

HARMONIZAÇÃO ENTRE VINHOS E UM DETERMINADO PRATO
Deve ser iniciada com a análise dos elementos constituintes do prato, para posteriormente encontrarmos nos vinhos as identidades ou contrastes que nos permitirão possíveis combinações.

2

Acidez + acidez: para um prato ácido (peixes ou frutos do mar) o ideal é um vinho igualmente ácido ou mais ácido que o prato. Cuidado com saladas e seus temperos pois o teor de acidez desta pode inviabilizar qualquer vinho para harmonização.
Doce + doce: geralmente é indicado que a doçura do vinho seja

Relacionados