Vinhos frqnceses

504 palavras 3 páginas
hosClassificação dos vinhos franceses

Encontram-se nos rótulos dos vinhos franceses as seguintes especificações:
Vin de Table (Vinho de mesa)
Vinho comum, feito sem muitos cuidados, não são muito expressivos e possuem baixo custo beneficio. E uma classificação quanto à classe de vinhos, dada às bebidas que possuem graduação alcoólica de 10° a 13° G.L, para tintos, rosés ou brancos.
Vinhos de mesa podem ser de quatro tipos diferentes: Finos o Nobres, Especiais, Comuns e Frisantes ou Gaseificados.
Vin de Pays (Vinhos de região)
Vinho comum, também conhecido como vinho ordinário, teve seu nome modificado devido ao significado da palavra ordinário em outras línguas como o Português.

Vin délimité de qualité supérieure – AOVDQS (Vinhos Delimitados de Qualidade Superior)
Nesta categoria temos vinhos realmente respeitáveis, de qualidade superior, que deverão seguir os mesmos critérios de um AOC, mas terão que passar por uma degustação técnica rigorosa. Os vinhos VDQS estão sujeitos a restrições geográficas e variedade de uva, entre outras.
Pode ser considerada uma categoria de transição, pois normalmente os VDQS aguardam a regulamentação para AOC.
São relativamente poucos os vinhos VDQS já que eles costumam ser elevados à categoria AOC após alguns anos e, portanto, os VDQS representam uma pequena parte da produção de vinhos da França. Em 2005 esses vinhos representaram apenas 0,9% do total produzido, o que significa cerca de 409.472 hectolitros. 42,3% deles são brancosenquantos os demais são tintos ou rosés.
A categoria foi criada em 1949 para preencher um espaço entre os Vin de pays e os AOC que é a categoria mais prestigiada e mais exigente. Normalmente os VDQS são apenas um degrau para a categoria AOC e cobrem apenas uma determinada região.
Appelation d’origine controlée AOC (Vinhos de designação de origem controlada)
Nesta categoria estão os vinhos cujas qualidades são superiores aos anteriores, mas que nem sempre é garantia de boa qualidade, existe

Relacionados