Vinhaça bioferfilizante

2373 palavras 10 páginas
UTILIZAÇÃO DA VINHAÇA COMO FERTILIZANTE NO CULTIVO
DA CANA DE AÇÚCAR
Carla Cristina Moro,1 Jaine Andressa Rodrigues 2, Maisa Carla da Silva 3
Ma. Elisete Peixoto Lima4 , Msc. Maurício Ferreira de Macedo5.
1,2,3

Acadêmicos do Curso de Pós Graduação Tecnologia em Química Industrial do Centro
Universitário de Lins-Unilins, Lins-SP, Brasil
4,5
Docentes do Curso de Pós Graduação Tecnologia em Química Industrial do Centro Universitário de Lins - Unilins, Lins-SP, Brasil.

Resumo

Somente com o advento do Proálcool em 1975 é que foram desenvolvidas pesquisas para viabilizar a técnica da utilização da vinhaça como fonte de nutrientes para as lavouras de cana-de-açúcar.
A vinhaça, vinhoto ou restilo, é o resíduo final da fabricação do álcool etílico por via fermentativa, numa taxa de 18 litros de vinhaça por litro de álcool produzido. É uma água residuária que possui alto poder poluente e alto valor fertilizante.
Os mesmos elementos que conferem a vinhaça o poder poluente, também atribuem a ela características de um bom fertilizante. A matéria orgânica e teores significativos dos macro nutrientes, como o nitrogênio, fósforo e o potássio, fazem com que a vinhaça seja um substituto economicamente viável quanto comparada aos fertilizantes químicos.
O método de aplicabilidade da vinhaça como fertilizante aos solos de cultivo de canade-açúcar, proporciona a indústria cortes nos gastos com adubos químicos, tornando visível os retornos, tanto na qualidade do cultivar, quanto no aumento de sua produtividade.
Na evolução de seu emprego e destino aleatório, foram notórios e disseminados os desastres ambientais causados quando a vinhaça era lançada inadvertidamente nos rios. O processo que se seguia era o da eutrofização (superfertilização) das águas, promovendo o superdesenvolvimento de plantas aquáticas, algas e microrganismos. A biota aquática, nestas condições tem um aumento desordenado de sua população que

passa a consumir

Relacionados