Vinhaça

Páginas: 5 (1210 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
1. INTRODUÇÃO

A cana de açúcar é um dos principais produtos agrícolas no Brasil, foi implantada em nossas terras desde a colonização no século XVI, é considerada uma forte renda para a economia brasileira devido a sua fácil adaptação ao solo e ao clima. A cana pode ser utilizada como forma de recursos de energia para os animais através da ração, e para o homem através de seus subprodutospassados por transformações nas indústrias sucroalcooleiras, como o açúcar e o álcool.
Devido à alta fabricação do álcool, as produções de seus subprodutos aumentam, neste caso podemos citar o bagaço, subproduto que pode ser queimado para a produção de energia, e a vinhaça, que pode ser utilizada como fertilizante na lavoura de cana.
Este projeto tem como foco o último subproduto citado, vinhaça, umresíduo pastoso e de odor forte, que sobra após a destilação fracionada do caldo de cana fermentado. Pode ser aproveitado como fertilizante, ou até mesmo como complementação na ração animal pelo fato de ter um alto teor de proteínas.
Nos capítulos a seguir serão apresentados mais detalhes sobre este produto, assim como seus benefícios, malefícios e utilidades. Além de serem indicados osobjetivos do presente trabalho e os métodos utilizados para a conclusão do mesmo.

• DEFINIÇÃO DE VINHAÇA


Vinhaça, subproduto obtido através da fabricação do etanol, sendo alcançado a partir da etapa de destilação do caldo fermentado da cana-de-açúcar. É um produto que possui forte odor, já que sua composição é constituída basicamente por matéria orgânica, o que faz com que seu pH baixe, aumentandoassim seu poder corrosivo e seus danos ao meio ambiente.


• UTILIDADES DO SUBPRODUTO


A vinhaça, devido a sua composição pode ser utilizada de várias formas, como por exemplo: fertilização, através da fertirrigação; biogás; combustão em caldeira, etc.


• Fertilização através da fertirrigação


Considerada uma boa prática, desde que seja realizada na quantidade certa, já que possuiem grande parte os nutrientes e minerais, que fazem bem a planta e ao solo. A prática de fertilização deve ser feita da maneira correta, pois seu uso exagerado pode trazer resultados indesejáveis à plantação.


• Biogás da vinhaça


Com a alta produção de etanol que o Brasil vem proporcionando, a produção da vinhaça consequentemente aumentou, com isso são geradas quantidades maiores deresíduos que acabam trazendo fortes preocupações para o meio ambiente.
Pensando nisso, pesquisadores começaram a por em prática a possibilidade da produção de gás através da biodigestão da vinhaça, biogás, trata-se de um projeto antigo, porém, apenas recentemente foi posto em teste para se obter uma avaliação e um melhor desenvolvimento da idéia. Esta prática consiste em gerar energia elétrica,visando assim o menor impacto ambiental causado pelo produto.
Este recurso, por ainda estar em estudos, não pode ser adotado assim de uma maneira tão rápida, pois poderá causar futuramente problemas ambientais, devido à composição do produto que será utilizado como a matéria prima.

• Combustão em caldeira


A combustão, ou queima da vinhaça em caldeira, é uma prática que ainda encontra-se emestudos, a mesma consiste em queimar o resíduo poluente, a fim de produzir energia para a caldeira. Por não ser um material tão eficaz, a vinhaça é queimada junto com outro produto que possa suprir a necessidade que uma caldeira possui gerando assim energia. Com isso, o subproduto, vinhaça, não é descartado em locais desapropriados não trazendo riscos e contaminação a natureza.


• RISCOS NANATUREZA


A vinhaça por ser rica em materiais orgânicos, se torna um fator poluente e altamente nocivo a natureza. Composta por minerais e utilizada como fertilizante, principalmente no desenvolvimento da cana-de-açúcar, acaba trazendo riscos ao meio ambiente, como por exemplo ao solo, com a lixiviação, ao lençol freático com a contaminação do mêsmo, além de contaminar rios, gerando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vinhaça
  • vinhaça
  • vinhaca
  • Vinhaça
  • A Hora da Vinhaça
  • Vinhaça bioferfilizante
  • Artigo
  • Biogás de Vinhaça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!