Vimlastina

362 palavras 2 páginas
Vimblastina
Medicamento de Referência: Velban® (ABL Antibióticos) Grupo Farmacológico: Alcalóides Vegetais

Estrutura Molecular:

Mecanismo de Ação A vimblastina é um alcalóide derivado da Vinca rósea, a pervinca. Seu mecanismo de ação envolve a despolimerização dos microtúbulos, que constituem uma importante parte do citoesqueleto e do fuso mitótico. A droga liga-se especificamente à proteína microtubular, a tubulina, na forma dimérica. O complexo fármaco-tubulina liga-se à extremidade em formação dos microtúbulos, interrompendo a sua organização, com conseqüente despolimerização desses microtúbulos. O processo determina a parada da mitose na metáfase, com dissolução do fuso mitótico e interferência na segregação dos cromossomos. Indicações Terapêuticas Tratamento de Doença de Hodgkin generalizada, Linfoma linfocítico, Linfoma histiocítico, Micose fungóide, carcinoma de testículo avançado, Sarcoma de Kaposi e Doença de Letterer-Siwe.

Reconstituição / Diluição Já reconstituído. Diluir a dose prescrita em solução de cloreto de sódio a 0,9% ou solução de glicose a 5% para a concentração de 0,1-0,2 mg/mL. Recomenda-se diluição em volume de cerca de 50 mL. Não é recomendado diluir em volumes maiores. Estabilidade 24 horas sob refrigeração. Proteger da luz. Tipo de Embalagem para Dispensação PVC, seringa. Administração Administração por via intravenosa. Este medicamento não deve ser administrado por via intramuscular, subcutânea ou intratecal. A administração intratecal pode ser fatal.
1

Toxicidade Vesicante Muito baixo potencial emético Citotóxico Recomendações Específicas A dose não deve ser diluída em grandes volumes (> 100 mL). Não se recomenda a infusão prolongada, tendo-se em vista o risco do extravasamento. Não deve ser administrada a pacientes com leucopenia ou pacientes com infecção bacteriana. Referências Bibliográficas 1 - Lexi-Comp OnLine (http://online.lexi.com): Vimblastine. 2 - Rang & Dale, Princípios Básicos da Quimioterapia, Farmacologia.

Relacionados