Vilma UNOPA

1159 palavras 5 páginas
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................................5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................7
4. REFERÊNCIAS.....................................................................................................8

INTRODUÇÃO

Em uma sociedade marcada pelo sistema de produção capitalista, onde a riqueza socialmente produzida a partir do trabalho coletivo é fruto de apropriações individuais por pequenas parcelas da sociedade. O conflito capital/trabalho é agente de um conjunto de expressões e manifestações da questão social, que, tanto quanto o sistema econômico vigente, vive em constante mudança e alteração, e é sobre este processo que perpassa entre o surgimento da questão social, as contradições de uma sociedade de classe e as atuais expressões deste processo, que trata este trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO

A Questão Social evidencia-se no século XIX ocasionada por grandes transformações econômicas, sociais e políticas desencadeada pelo processo de industrialização na Europa, com a “tomada de consciência” por parte da classe trabalhadora de sua condição de exploração, onde o desenvolvimento econômico crescia na mesma proporção que o pauperismo. Desse modo, podemos compreender que o pauperismo seja o ponto de cristalização da Questão Social, e representa o dado histórico e inédito do século XIX (Castell 1995).
A principal expressão da Questão Social, passa a ser então a desigualdade social. Massas pauperizadas que necessitam de moradia (habitação), reforma agrária, condições mínimas de saúde, vivem em condições miseráveis sem que haja uma política social que garanta seus direitos.
Nos primórdios da profissão a

Relacionados

  • Copiar
    1547 palavras | 7 páginas
  • Imperial Ferramentas
    2141 palavras | 9 páginas