Villet Le Duc - Ruskin

634 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
ARQUITETURA E URBANISMO
TÉCNICAS RETROSPECTIVAS I

=senha Crítica do livro “O que é patrimônio Histórico”
Por Elder Almeida.
O livro trata do que é patrimônio histórico, que não se restringe apenas a edificações antigas, mas também de quadros, livros e até fotografias, o que representar a gerações antigas receberá o nome de Patrimônio histórico, os mesmo, as vezes, possuem um valor artítico. Este texto também trata de como deve ser preservado e para que deve ser preservado estes Patrimônios. O patrimônio arquitetônico por exemplo, representa uma produção simbólica e material, carregada de diferentes valores e capaz de expressar as experiências sociais de uma sociedade.
Há um interesse econômico por tras da preservação destes bens, devido ao turismo por exemplo, cidades históricas como Ouro Preto, que carregam consigo um vasto conteúdo de histórico e cultural, com sua arquitetura colonial singular, sofre modificações em seu cenário, falso históricos, criações de casarões coloniais artificiais para preencher vazios. Porém há certamente o interesse cultural em preservar o patrimônio, em aprender como viveram nossos antepassados, preservar em nome da arte, tudo que serve como um testemunho histórico.
O modernista Mario de Andrade, foi de grande importância para a preservação do patrimônio cultural brasileiro. A geração moderna era o modelo da época, a corrente de modernistas defendia a arquitetura colonial de artes barrocas como símbolo de identidade cultural brasileira. Para eles a arquitetura colonial representava um estilo genuinamente brasileiro e fonte de inspiração para uma moderna arquitetura autenticamente brasileira, valorizando a relação passado e futuro. Assim podemos ver o quando foi importante a preservação.
Com o objetivo dessa reafirmação de uma identidade nacional foi criado o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), que através do tombamento

Relacionados

  • Reconversão Urbana
    6086 palavras | 25 páginas