vila cloria

703 palavras 3 páginas
2. DESENVOLVIMENTO/INFRA-ESTRUTURA:

O crescimento desordenado na região provocou a ocupação de áreas inapropriadas para habitação. Foram erguidas moradias em morros, em áreas íngremes e às margens de córregos, com elevado risco para esses moradores.

Hoje encontramos na região Norte, duas situações conflitantes: bairros habitados por uma população com melhor poder aquisitivo e infra-estrutura urbana, contrastam com bairros e vilas habitados por uma população carente, com condições mínimas de moradia. É a região que concentra o maior número de conjuntos habitacionais promovidos pelo poder público.

Situada entre 2 aeroportos, Confins e Pampulha, a região ganhou novo acesso após a implantação do metrô, estações Minas Shopping a Venda Nova.

Há na região um predomínio de serviços e produtos de pequeno porte, além de algumas indústrias de médio porte. Apresenta, ainda, possibilidades de expansão econômica e vem sendo valorizada após realizações de obras urbanas como a construção da Via 240 e a canalização de parte do ribeirão do Onça.

A região Norte sempre teve dificuldades de ocupação, por tratar-se de um maciço rochoso, formado por rochas graníticas, apresentando linhas de serra.

Predomina, na região, as atividades mineradoras, como a extração de areia e pedreiras. Sua topografia varia entre 850 e 650 metros.

Os ribeirões do Onça, Isidoro e Pampulha fazem parte das três principais bacias da região, que conta, também, com mais 21 córregos.

A região faz limite com os municípios de Vespasiano e Santa Luzia, com as regiões Pampulha, Venda Nova e Nordeste.

Estão catalogadas 124 áreas verdes, entre elas matas naturais, praças e jardins, os parques do bairro Planalto e o parque Escola Cariúnas. Possui ainda uma grande área verde, em sua maior parte particular, chamada Fazenda Werneck, praticamente desabitada e localizada na UP Isidoro Norte.

Segundo dados do Censo Demográfico de 2000, do Instituto Br

Leia mais:

Relacionados

  • Quadro da arquitetura brasileira
    19983 palavras | 80 páginas