VIKTORFRANKL

2364 palavras 10 páginas
Resumo do livro EM BUSCA DE SENTIDO
Apresentação
Este livro é um relato pessoal de Vicktor Frankl, que esteve no campo de concentração em Auschwitz na Segunda Guerra Mundial, durante o holocausto nazista.
Resumo
Ele inicia narrando a terrível experiência no campo de concentração, mas não emergiu dela carregado de rancor e amargura. Saiu do inferno levando consigo a mais bela mensagem de esperança que a ciência da alma deu aos homens deste século.
Em busca de sentido ele nos apresenta a Logoterapia, método psicanalítico que idealizou e criou.
Este livro esta dividido em três partes: 1.Descreve a experiência no campo de concentração e a postura de alguns companheiros; 2.Ele usa suas experiências para introduzir o método de logoterapia, que abrange a vontade de sentido no ser humano, o sentido da vida; 3.Descreve sobre a tese de otimismo trágico. Essa tese significa que a superação individual reside em uma escolha, num posicionamento interior que a despeito da tríade trágica (dor, culpa, morte), explica a possibilidade de o individuo optar pela vida, mesmo diante dessa tríade trágica.
Este primeiro item, é feito com descrições psicológicas do autor e do que ele via nos companheiros prisioneiros, que serviam ao regime nazista. Analisa aspectos como a morte, sexualidade e a individualidade diante de situações de sofrimento extremo. Foi no campo de concentração que ele percebeu que as pessoas que tinham um sentido bem definido para viver suportavam todo aquele sofrimento com maior dignidade.
De acordo com o segundo item, a logoterapia é uma das escolas de psicologia de Viena, sendo elas: A psicanalise de Freud; a psicologia de desenvolvimento individual de Alfred Alder e a logoterapia de Viktor Frank. O autor se opõe a forma determinista com que a psicanálise vê o homem. Para ele, o ser é totalmente livre e não determinado por fatores externos, sociológicos e biológicos. A logoterapia concentra-se no sentido da existência humana,

Relacionados