Vigtisky

325 palavras 2 páginas
LEV VYGOTSKY

Nascido em 1893 na Bielorrússia se matriculou no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursou direito, lecionou literatura, estética e história da arte, mas foi na área da psicologia que ganhou destaque, chegando a abrir um laboratório de psicologia segundo o site , faleceu prematuramente aos 37 anos.
Foi um pensador complexo atribuiu papel preponderante nas relações sociais tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de sócioconstrutivismo ou sociointeracionismo, de acordo com o site para ele a criança nasce no meio social familiar onde são estabelecidas as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros, a relação entre o homem e o mundo é mediada, e existem elementos que auxiliam a atividade humana, são eles signos e os instrumentos.
Os instrumentos são utilizados pelo trabalhador, ampliando as possibilidades de transformar a natureza, sendo assim, um objeto social. Os signos auxiliam nas ações concretas e nos processos psicológicos, ocorrendo duas mudanças qualitativas em seu uso, o processo de internalização e a utilização de sistemas simbólicos, desta maneira as formas de mediação permitem ao sujeito realizar operações cada vez mais completas sobre os objetos. Fonte Para Vygotsky de acordo com o site as palavras fornecem a mediação simbólica entre o mundo e o indivíduo. A criança se apropria das palavras dos outros em suas relações, por isso é essencial que as práticas pedagógicas trabalhem esclarecendo a importância da fala no processo de interação com o outro.
Segundo Vygotsky não via o homem como um ser passivo, entendia-o como um ser ativo, o que age sobre o mundo sempre em relações sociais e transforma essas ações, para que constituam o funcionamento de um plano interno. Enfatizou os processos de troca, ou seja, de interação do sujeito com o meio, principalmente seu meio cultural e social e que todo processo de aprendizagem é ensino-aprendizagem incluindo aquele que aprende, aquele

Relacionados