VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA INTEGRADA A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MONITORAMENTO LABORATORIAL E CLÍNICO DA DENGUE, JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE, 2010.

969 palavras 4 páginas
I – Título da experiência:
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA INTEGRADA A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MONITORAMENTO LABORATORIAL E CLÍNICO DA DENGUE, JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE, 2010.
II – Resumo estruturado
Em 2008, ocorreu no município de Jaboatão dos Guararapes uma epidemia de dengue de grande magnitude em número de casos e óbitos, com 3.127 casos notificados, oito óbitos e letalidade de 25,0%. Dois anos depois, considerando um provável comportamento cíclico bianual da doença, registra-se uma nova epidemia de dengue. Antecipando-se a este cenário foi posto em prática uma estratégia de contingência integrando 74 Unidades de Saúde da Família-USF, Laboratório Municipal e a Vigilância em Saúde, com ênfase na notificação e diagnóstico oportuno, além do monitoramento clínico e laboratorial dos casos suspeitos de dengue, com o objetivo de reduzir a letalidade da doença. Nesta estratégia foram estabelecidos como principais diretrizes, a notificação imediata de casos, discussão de casos clínicos, monitoramento sentinela com teste rápido para pesquisa de antígeno e elaboração do fluxo de entrega dos resultados rápidos de hemograma com contagem de plaquetas em até 24 horas após o recebimento da amostra. O início do aumento da curva epidêmica, de acordo com o diagrama de controle, ocorreu na semana epidemiológica (SE) 18/2010 estendendo-se até a SE 39/2010. Destaca-se a redução da letalidade por dengue de 25,0% em 2008, para 3,8% em 2010, apesar do maior número de casos graves confirmados, 79 casos, representando 191,6% a mais quando comparado a 2008. Percebeu-se a importância do monitoramento laboratorial oportuno subsidiando a conduta clínica e evitando a evolução para óbito em casos graves de dengue, permitindo o manejo mais adequado desses casos ou mesmo o encaminhamento para unidades de saúde de maior complexidade.
III – Objetivos
Reduzir a letalidade da dengue em Jaboatão dos Guararapes – PE; Capacitar 100% das Equipes de Saúde da Família em estadiamento

Relacionados