vigilepidemiologica

5474 palavras 22 páginas
Vigilância Epidemiológica

Autor: José Ueleres Braga; Guilherme Loureiro Werneck
1. Introdução
Vigilância epidemiológica (VE) é o processo sistemático e contínuo de coleta, análise, interpretação e disseminação de informação com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de problemas de saúde. Um sistema de vigilância é um conjunto de atividades e procedimentos que mantém este processo e que opera em diversas hierarquias, desde o nível local até o internacional. Ainda que originalmente o termo “vigilância epidemiológica” tenha focalizado as doenças infecciosas, em especial aquelas que provocam grandes epidemias, hoje em dia o conceito se ampliou de forma a incluir também outros problemas de saúde, como a doenças crônico-degenerativas, os acidentes e violências, os fatores de risco e os riscos ambientais.
2. Histórico
A história da vigilância epidemiológica como atividade da Saúde Pública remonta ao século XIV, quando foi estabelecida a prática da quarentena para a proteção dos indivíduos frente às epidemias de peste bubônica. Em Veneza, a prática consistia na remoção de pessoas suspeitas de estarem infectadas, e os navios vindo da Ásia eram obrigados a permanecer no porto até a morte de todos os doentes. Os contactantes de casos de peste eram forçados a ficar duas semanas isolados em suas casas ou locais especificamente definidos para recebê-los, tempo que foi posteriormente estendido para 30 e 40 dias, daí originando o termo “quarentena”. A partir de então diferentes formas de controle social foram desenvolvidas, incluindo aspectos relacionados à saúde, para garantir a provisão de recursos humanos necessários para o desenvolvimento e manutenção dos Estados nacionais.
Já no final do século XIX e durante o início do século XX, com o advento das teorias microbiológicas de determinação de doenças, desenvolvem-se os primeiros usos científicos de conceitos de vigilância na prática de saúde pública. É iniciada a monitoração dos

Relacionados