Vigilancia sanitaria: Atuaçao do profissional enfermairo

356 palavras 2 páginas
O artigo que nos foi apresentado traz como temática o cuidado em enfermagem no serviço de vigilância sanitária. Esse estudo discutiu a atuação do profissional de enfermagem e seu cuidado dentro do contexto do serviço de vigilância sanitária.
Apesar de haver diversas possibilidades de atuação do profissional de enfermagem, muitas dessas possibilidades são pouco investigadas, seja por falta de abordagem desse tema nas instituições nos cursos de graduação, pós- graduação, e ate mesmo em estudos descritivos científicos, culminando em desconhecimento por parte dos próprios profissionais já graduados quanto daqueles que estão graduando, de quais áreas trabalhar e qual deste ou daquele conhecimento serão aplicados.
Uma dos campos poucos explorados é justamente o serviço de vigilância sanitária, apesar de percebermos no presente estudo uma grande semelhança ao serviço de enfermagem, sendo ainda mais evidenciado quando é declarado como objetivo a prevenção, promoção e proteção da saúde dos indivíduos. Vemos ai claramente enfatizado a contribuição do enfermeiro no serviço de vigilância sanitária.
Observamos uma inerente conexão ente os serviços de vigilância sanitária e a assistência de enfermagem, que indica o enfoque de um e outro, que é a saúde humana. A enfermagem sendo mais voltada ao cuidado holístico de um individuo, envolvendo tanto quanto a família e comunidade. Já a vigilância sanitária visa preservar a saúde da população, interferindo no ambiente e condições desta.
Vale ressaltar que enfermeiro no serviço de vigilância sanitária não prescreve e nem executa técnicas que abranja os conhecimentos de enfermagem, como em campo clinico, mas remete a ações instrutivas, planejadas, gerenciais, pois o serviço de vigilância sanitária enquadra- se na área da saúde publica, cuja base é a saúde da comunidade. A ótica do enfermeiro serviço de vigilância sanitária esta mais voltada para a atenção primaria, favorecendo a proteção e prevenção da saúde. Não é nada

Relacionados