Vigilância sanitária, ética e construção da cidadania

Páginas: 7 (1694 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

Anhanguera educacional s.a
CEntro universitário de campo graNde – unaes II
Curso DE ENFERMAGEM

ALAN BRUNO BRANDÃO
AURIFLAVIO PINHEIRO DE SOUSA JUNIOR
BRUNA ALVES DA ROCHA
FERNANDA SABRINA NAZARIO
FERNANDO CORREA DOS SANTOS
JOSE NILTON BORGES SONCHINI
LARISSA CRISTINA CARDOSO FLORES
MALCOM CAMARGO MIRANDA
RUANIFFER ROLA MARTINS CAPELLESSO





VIGILÂNCIA EM SAÚDE IICampo Grande/MS
2013

ALAN BRUNO BRANDÃO
AURIFLAVIO PINHEIRO DE SOUSA JUNIOR
BRUNA ALVES DA ROCHA
FERNANDA SABRINA NAZARIO
FERNANDO CORREA DOS SANTOS
JOSE NILTON BORGES SONCHINI
LARISSA CRISTINA CARDOSO FLORES
MALCOM CAMARGO MIRANDA
RUANIFFER ROLA MARTINS CAPELLESSO










VIGILÂNCIA EM SAÚDE II

Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial dadisciplina Vigilância em Saúde II, 4º semestre B, da graduação em Enfermagem, da Instituição de Ensino Superior Anhanguera Educacional S.A., UNAES, campus II, sob a orientação da professora Thiana Trindade.




Campo Grande/MS
2013
Vigilância sanitária, ética e construção da cidadania


Introdução - O homem desenvolveu alguns mecanismos como a ética, para viverem em harmonia com asociedade evitando conflitos e mortes. Com o passar do tempo tomou uma proporção que se tornou uma forma de bem estar para as pessoas.
A ética tem a finalidade de que vivamos bem em sociedade, de forma justa e honesta num bem comum, a ética estabelece razões que justifica o ato de deixar de fazer ou não algo, do que e justo ou injusto.
Realizar atos voluntários e conscientes em prolda sociedade, ter liberdade de expressar e pensar.
Decisões éticas podem ser tomadas através de alternativas possibilitando a escolha de aceitarem ou se impor em algum ato, quando se tem apenas uma opção ou não podendo escolher, não pode se considerar ético. Porém podemos determinar o que fazer com nossas ações diante de uma situação. A prática da ética também pode ser uma amplasignificação socioeconômica e política.
Com a prática da vigilância sanitária envolvendo a saúde em relação ao medico e seu ambiente de trabalho, recuperação e reabilitação da saúde do paciente, essa questão envolve todo um caráter universal para essa pratica de haver uma manutenção a vida.
Alocação de recursos para ações de vigilância sanitária – As necessidades são muitas, porém os recursossempre são abaixo do necessário, pois o aumento e constante nos gastos a saúde, no Brasil se enfrenta a difícil tarefa de manter a universalidade de atendimento a todo o cidadão.
Na maioria das vezes a alocação de recursos para as instituições de saúde, se acredita que para a essa decisão influencias políticas e partidárias são usadas, porem para as decisões de caráter político e necessáriopara serem eficazes, têm de levar em conta os valores morais prevalentes na sociedade.
A vigilância sanitária pode ser usada como um meio de promover a boa qualidade de saúde, e assim reduzir também desigualdade sanitária existente.
As ações da vigilância sanitária respondem às necessidades de acordo com os riscos a saúde individualmente e tratada, também de um modelo coletivo eambiental, que envolve serviços e atividades que direta ou indiretamente tem relação com a saúde, a necessidade de o poder estatal possa se responsabilizar pelos mais fracos e necessitados na saúde publica e não apenas se importa com seus interesses econômicos ou produtivos, quando trazem risco a saúde ou a sociedade.
A política publica pela sua ética vem se opor em aceitar que existedesigualdade social e se nega aceitar maneiras mais fáceis de acabar com essa desigualdade, como se usando métodos de orientação fundamentadas na equidade e na responsabilidade e na responsabilidade social e não apenas se basear no principio da eficiência econômica. A vigilância sanitária vem em prol dos mais fracos, sem voz perante a sociedade que não tem poder para negociação junto à autoridade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética e Cidadania na Construção Civil
  • vigilancia sanitaria
  • Vigilancia sanitária
  • vigilancia sanitaria
  • vigilancia sanitaria
  • vigilancia sanitaria
  • Vigilância sanitária
  • Vigilancia sanitaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!