vidros

Páginas: 17 (4179 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Introdução

Em ciência dos materiais o vidro é uma substância sólida e amorfa que apresenta temperatura de transição vítrea. No dia a dia o termo se refere a um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica.
Em sua forma pura, o vidro é um óxido metálico super esfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte ebiologicamente inativo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Estas propriedades desejáveis conduzem a um grande número de aplicações, no entanto, o vidro geralmente é frágil e quebra-se com facilidade.

História

A história da descoberta do vidro é bem antiga, e os primeiros registros datam de 5000 a.C., quando mercadores fenícios descobriram acidentalmente o novomaterial ao fazerem uma fogueira na beira da praia sobre a qual apoiaram blocos de nitrato de sódio que serviam para segurar suas panelas. O fogo, aliado à areia e a o nitrato de sódio, originou, pela primeira vez acredita-se, um líquido transparente, o vidro. Posteriormente, 100 a.C., os romanos já produziam vidro por técnicas de sopro em moldes, para confeccionar suas "janelas".
Entre 500 e 600 d.C.,um novo método possibilitou a execução do vidro plano, por sopro de uma esfera e sua sucessiva ampliação por rotação em forno (até o século XIX, a maior parte da produção do vidro foi feita por este sistema). Posteriormente, por volta de 1300, o vidro moldado à rolo foi introduzido em Veneza (técnica vinda do Oriente, através das Cruzadas). Ainda nesta data, descobre-se um novo processo: porsopro de cilindros (que foi revolucionária para a produção de vidros planos). Por ação simultânea de sopro e força centrípeta, originária da movimentação do cano, obtinha-se um cilindro (50 cm de diâmetro por até três metros de comprimento) que depois era colocado em um forno, "estendeira", e deixado para estender. Da Idade Média em diante, a fabricação do vidro tem sido um assunto de peritos guardadocom ciúmes contra restrições familiares e espionagem industrial.
A indústria de vidro, como conhecemos, nasceu da Revolução Industrial, em particular na indústria automotiva do século XX, e também da invenção de dois métodos chave de produção: o processo da folha estirada e o de flutuação (float). No começo da década de 20, a demanda da indústria automotiva levou a Ford Motor Company a criar umprocesso que colocava a produção em massa em novas bases, com um aperfeiçoado produto prensado que, mais tarde, expandiu a indústria americana.
Por volta de 1940, a estrutura da indústria primária do vidro no mundo ocidental estava estabelecida com quatro nações envolvidas, cada uma dominada por um pequeno número de fabricantes principais, todos relacionados e separados por uma rede de patentese interdependências.



Composição

O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão. As composições individuais dos vidros são muito variadas, pois pequenas alterações são feitas para proporcionar propriedades específicas, tais como índice de refração, cor, viscosidade etc. O que é comum a todos os tipos de vidroé a sílica, que é a base do vidro.

Sílica (SiO2) - 72% Matéria prima básica (areia) com função vitrificante.
Alumina (Al2O3) - 0,7% Aumenta a resistência mecânica.
Sódio (Na2SO4) - 14% Aumenta a resistência mecânica.
Cálcio (CaO) - 9% Proporciona estabilidade ao vidro contra ataques de agentes atmosféricos.
Magnésio ( MgO) - 4% Garante resistência ao vidro para suportar mudanças bruscas detemperatura e aumenta a resistência mecânica.
Potássio (K2O) - 0,3%

Os vidros coloridos são produzidos acrescentando-se à composição, corantes como o Selênio (Se), Óxido de Ferro (Fe2O3) e Cobalto (Co3O4) para atingir as diferentes cores.




Tipos de vidro

Vidro acidado: Vidros trabalhados a ácido oferecem diversas opções estéticas para arquitetos e decoradores. Combinam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Vidro
  • Vidro
  • Vidros
  • Vidro
  • vidros
  • VIDROS
  • vidros
  • Vidro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!