Vidros na construção civil

Páginas: 10 (2421 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
* 1. TRABALHO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃOVIDROSAna Lúcia S. SilvaProfº:Rosenberg
* 2. HISTÓRIA DO VIDROs povos que disputam a primazia da invenção do vidro são os fenícios e os egípcios. Os fenícios contam que, ao voltarem à pátria, do Egito, pararam em Sidom. Chegados às margens do rio Belus, pousaram os sacos que traziam às costas, que estavam cheios de trona. A trona é carbonato de sódionatural, que eles usavam para tingir lã. Acenderam o fogo com lenha, e empregaram os pedaços mais grossos de trona para neles apoiar os vasos onde deveriam cozer os animais caçados. Depois comeram e deitaram-se; adormeceram e deixaram o fogo aceso. Quando despertaram, ao amanhecer, em lugar das pedras de trona encontraram blocos brilhantes e transparentes, que pareciam enormes pedras preciosas.* 4. HISTÓRIA DO VIDROOs fenícios caíram de joelhos, acreditando que, durante a noite, algum gênio desconhecido realizara aquele milagre, mas o sábio Zelu, chefe da caravana, percebeu que, sob os blocos de trona também a areia desaparecera. Os fogos foram então reacesos e, durante a tarde, uma esteira de líquido rubro e fumegante escorreu das cinzas. Antes que a areia incandescente sesolidificasse, Zelu tocou, com uma faca, aquele líquido e lhe conferiu uma forma que embora aleatória era maravilhosa, arrancando gritos de espanto dos mercadores fenícios. O vidro estava descoberto.
* 5. HISTÓRIA DO VIDROAté 1500 a.C., o vidro tinha pouca utilidade prática e era empregado principalmente como adorno. A partir desta época no Egito iniciou-se a produção de recipientes. Por volta de 300a.C., uma grande descoberta revolucionou o vidro: o sopro, que consiste em colher uma pequena porção do material em fusão com a ponta de um tubo (o vidro fundido é viscoso como o mel) e soprar pela outra extremidade, de maneira a se produzir uma bolha no interior da massa que passará a ser a parte interna do embalagem. A partir daí ficou mais fácil a obtenção de frascos e recipientes em geral. E paratermos noção da importância desta descoberta, basta dizer que ainda hoje, mais de 2000 anos depois, se utiliza o princípio do sopro para moldar embalagens mesmo nos mais modernos equipamentos.
* 6. “O sopro” utilizado para produzir frascos de vidro e recipientes em geral.
* 7. O VIDROO componente básico do vidro de soda-cal é a sílica. Entretanto, os problemas de manufatura têmhistoricamente levado à introdução de outros materiais para facilitar a produção e melhorar a qualidade.
* 10. CICLO DO VIDRO
* 11. CARACTERÍSTICAS DO VIDROSob a ampla denominação genérica de vidros ou de corpos vítreos, está compreendida uma grande variedade de substâncias que, embora à temperatura ambiente tenham a aparência de corpos sólidos proporcionada por sua rigidez mecânica, não podem seconsiderar como tais, já que carecem da estrutura cristalina que caracteriza e define o estado sólido. Se pela estabilidade de sua forma os vidros podem assimilar-se a sólidos, do ponto de vista estrutural suas semelhanças são muito menos evidentes. Este fato que constitui uma limitação para incluir os vidros entre os sólidos, por outro lado resulta insuficiente para autorizar a aceitá-los comolíquidos, ainda que possa justificar a designação de líquidos de viscosidade infinita, que em muitas vezes é aplicado.
* 12. ESTRUTURAVidros silicatos, assim como minerais, não são compostos por moléculas discretas, mas por redes conectadas tridimensionalmente. A unidade básica da rede de sílica é o tetraedro silício-oxigênio (figura 1), no qual um átomo de silício está ligado a quatro átomos deoxigênio maiores. Os átomos de oxigênio se dispõem espacialmente, formando um tetraedro.A outra figura corresponde a estrutura da sílica vítrea. Figura 1: unidade básica da rede sílicaSílica Vítrea
* 13. TIPOS DE VIDROExistem infinitas formulações de vidros em função da aplicação, processo de produção e disponibilidade de matérias-primas. Porém, podemos dividir os vidros em famílias principais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O vidro na construção civil
  • vidro na construçao civil
  • Vidros na Construção Civil
  • VIDRO na construção Civil
  • vidros na construção civil
  • O VIDRO E SUA APLICAÇÃO CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Vidros na construção Civil
  • MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL VIDROS E MADEIRAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!