vidros, materiais betuminosos, aço e plasticos na construção civil

Páginas: 55 (13639 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL, A CITAR: MATERIAIS DE PINTURA, VIDROS, PLÁSTICOS E PRODUTOS
Introdução
Conceitos de vidros
Vamos à definição de vidro: material inorgânico cuja composição básica é sílica, óxidos fundentes, estabilizantes e substâncias corantes, juntos, estes ingredientes formam o silicato.
O silicato se apresenta como um líquido que quando levado ao supercongelamento seconverte em um sólido amorfo (vidro). Entende-se por amorfo, o estado físico que não apresenta ordem estrutural das moléculas num estado definido (organizado).
O supercongelamento de um líquido ocorre quando a temperatura ultrapassa o ponto de congelamento antes que a solidificação tenha início, desta forma não há uma cristalização do material. Quando um líquido chega a esse ponto, sua viscosidadetorna-se muito alta e ele se torna semelhante a um sólido, com maior dureza, rigidez e forma constante.
Podemos considerar como sólido todo composto que tem estrutura cristalina definida, ou seja, estrutura microscópica periodicamente organizada. Como a estrutura do vidro é amorfa (desordenada), ela não se encaixa na definição acima.
Conceitos de pintura
Pintar significa proteger e embelezar. Énecessário assegurar que as qualidades da tinta permanecerão firmes e aderidas ao substrato mantendo por um determinado tempo, as propriedades essenciais. Esta mesma preocupação deverá ser direcionada à preparação das superfícies a serem pintadas. Sem o que tudo estará comprometido. Por fim, dever-se-á exigir profissionais com qualidade, experiência e, porque não, equipamentos modernos.
Astintas podem ser classificadas basicamente em dois grupos
Á base de óleos ou solventes
As tintas à base de óleo têm boa e adesão ao substrato aplicado. Por outro lado, em aplicações externas, algumas destas tintas tendem a oxidar, fazendo com que a película, com o passar do tempo torne-se quebradiça, ocorrendo diversas linhas de trincas e fissuras. Em aplicações internas, costuma ocorrer oamarelamento e, às vezes, pequenos desplacamentos da película. Estas tintas são mais difíceis de aplicação que as formuladas com látex, demorando de 8 a 24 horas para proceder a secagem da película aplicada. Não devem ser aplicadas sobre superfícies com características alcalinas e, mais especificamente, sobre aquelas que não se apresentem totalmente curadas. Também não devem ser aplicadas diretamente sobresuperfícies metálicas galvanizadas. Em ambos os casos há esta contra indicação devido ao fato de que, desta forma, haverá a saponificação do filme. Algumas das vantagens desse tipo de tinta é melhor flexibilidade em longo prazo, maior resistência a rachaduras e lascas, maior resistência ao amarelecimento, em ares protegidas da luz do sol, exala menos cheiro, pode ser limpa com água , não éinflamável.
Á base de água
As tintas base água dividem-se em acrílicas e copolímero de acetato de vinila (PVA).
Tintas à base de PVA
As tintas à base de PVA oferecem mais qualidades para fins externos que as tintas à base de óleo, já que apresentam maior variedade de cores, retenção do brilho, melhor resistência a surgência de fissuras, à radiação UV e ao desenvolvimento de mofo.
Tintas àbase de Acrílico
As tintas de acrílico de fórmula pura oferecem em relação ao látex maior resistência:
Ao amolecimento por gordura; ao descascamento; a formação de bolha; ao crescimento de algas e fungos; a formação de manchas por água, mostarda, molho de tomate, café; aos produtos de limpeza doméstica; manutenção de cor; adesão em condições úmidas
A qualidade das tintas à base de látex parautilização externa, hoje, é inquestionável, Particularmente aquelas formuladas com resinas 100% acrílicas, já que seu filme mantém a flexibilidade por anos.
Conceitos de plásticos
A origem da palavra plástico vem do grego plastikós, que significa adequado à moldagem.Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros que, por sua vez, são formadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais plasticos na construção civil
  • Plastico Vidro e Tinta na construção Civil
  • Materiais utilizados na construção civil (Aço, madeira, cerâmica, plásticos e borrachas, vidros, tintas e...
  • Material usado na construção civil : plástico
  • MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL VIDROS E MADEIRAS
  • Plásticos, vidros e novos materiais
  • Plástico na Construção Civil
  • vidros-materiais de construção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!