VIDRARIAS

Páginas: 15 (3564 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
FACULDADE PITAGORAS
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

BIANCA DO NASCIMENTO RIBEIRO
DEUZILENE LOPES ARAUJO
HAROLDO ASKAR ALGARVES
MAURO ANDRE PEREIRA CUNHA
MICHELE PINHEIRO PEREIRA
NILO SERGIO PAIXAO TAVARES
ROSIANE ARAUJO VAZ
SUANNY KELLY DE OLIVEIRA COSTA
TALITA CAROLINE SANTOS FONSECA


PESQUISA: FUNÇÕES DE VIDRARIA, DIFERENÇAS DE LABORATORIOS E NORMAS DE SEGURANÇA.SÃO LUÍS
2013

BIANCA DO NASCIMENTO RIBEIRO
DEUZILENE LOPES ARAUJO
HAROLDO ASKAR ALGARVES
MAURO ANDRE PEREIRA CUNHA
MICHELE PINHEIRO PEREIRA
NILO SERGIO PAIXAO TAVARES
ROSIANE ARAUJO VAZ
SUANNY KELLY DE OLIVEIRA COSTA
TALITA CAROLINE SANTOS FONSECA





PESQUISA: FUNÇÕES DE VIDRARIA, DIFERENÇAS DE LABORATORIOS E NORMAS DE SEGURANÇA.
Trabalho apresentado ao Curso de Engenhariade Produção da Faculdade Pitágoras como pré-requisito para obtenção parcial da 1ª avaliação, Profª Claudia Guerra.






SÃO LUÍS
2013

FUNÇÕES DE CADA VIDRARIA-MANUSEIO E UTILIDADES
Vários equipamentos e vidrarias são utilizados em um laboratório de Química e o manuseio adequado destes é fundamental. Porém, o completo domínio de sua manipulação advém da experiência adquirida com suautilização. Sem as vidrarias e equipamentos, os laboratórios seriam de pouca serventia, entretanto é essencial ter um conhecimento geral sobre os principais instrumentos.

Béquer: Resistem ao aquecimento, resfriamento e ataques de produtos químicos, com escala de pouca precisão. É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reaçõesde precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto.
Erlenmeyer: Serve para recolher frações de materiais destilados ou para conter misturas que serão homogeneizadas. É um frasco em balão, usado como recipiente no laboratório. Feito de material de vidro, plástico, policarbonato transparente ou polipropileno transparente, e sua função é armazenar e misturar produtos esoluções, cultivo de organismos e tecidos e predominantemente usado em titulações. Sua parede em forma de cone invertido evita que o líquido em seu interior espirre para fora. Apresentam variações de tamanhos de bocas, tampas de vidro esmerilhado e plástico e inclusive estrias em suas paredes para melhor homogeneização de soluções. Para o seu aquecimento deve-se usar tripé com tela de amianto.

Tubode Ensaio: Recipientes de vidro onde ocorrem reações e análises. Também utilizados para coleta de amostras em pequena quantidade.

Condensadores: São colunas de vidro com tamanho variável entre 10 cm e 1,7 metro, dentro das quais existem tubos em forma reta, espiral ou bolas seqüenciais. São usados em destilações.

Bastão ou baqueta: É um bastão maciço de vidro. Serve para agitar e facilitaras dissoluções ou manter massas liquidas em constante movimento.

Bastão de destilação: Utilizado para efetuar destilações simples. O braço lateral é usado para fazer a ligação ao condensador.

Proveta ou cilindro graduado: Serve para medição precisa de volumes maiores de líquidos. Serve para medir e transferir volumes variáveis de líquidos em grandes quantidades se necessário. Pode serencontrada em volumes de 25 até 1000 ML. Não pode ser aquecida.

Bureta: Serve para determinar pequenos volumes de regentes com precisão. Pode ser de vidro ou de polietileno. que consiste de um tubo cilíndrico graduado e apresenta na parte inferior uma torneira de vidro controladora da vazão. É empregada especificamente nas titulações. Sua precisão, tão como sua exatidão são influenciadas pela vazãodo liquido titulante. Para compostos polares a vazão ideal é de 10ml/min, um valor inferior a isso pode causar demasiada adesão do liquido as paredes de vidro e uma velocidade muito acima disto pode deixar gotículas do material no vidro. No Caso de compostos apolares o valor pode ser aceito como 50% acima deste. Nestes casos deve-se levar em consideração também a viscosidade do material, estes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vidrarias
  • Vidrarias
  • vidrarias
  • Vidrarias
  • Vidrarias
  • vidrarias
  • Vidrarias
  • Vidrarias em

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!