Vidrarias, Teste de chama e Titulação

Páginas: 15 (3625 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
Faculdade Pitágoras
Curso: Engenharia Civil
Turma: 424 A, Turno: Noturno
Título: Vidrarias, Teste de chama e Titulação.












São Luís
2014
Turma: 424 A, Turno: Noturno
Título: Vidrarias, Teste de chama e Titulação
Justificativa: Relatório da aula prática no laboratório de química, feito pelo grupo de alunos citados acima, para a obtenção da parcial 1, do primeiroperíodo de engenharia civil, química.











São Luís
2014
1.0 Introdução
Este relatório foi feito com base nas atividades realizadas no laboratório de química, para o conhecimento e aprendizado de experimentos e materiais, de forma prática, feito pelos alunos, com as instruções da professora Cláudia Guerra e as devidas medidas de segurança e preparo no laboratório, no qual taisconhecimentos foram sobre: Vidrarias (forma e utilidade), Teste de chama, Titulação e outras especificações relatadas pela professora.




















1.1 Introdução a vidrarias
Conheceram-se os materiais básicos do laboratório de química, permitindo a observação dos instrumentos que serão utilizados durante as aulas práticas de química. Lembrando que sempre antes deutilizar quaisquer materiais, devem-se organiza-los sobre a bancada e limpá-los ao início e ao término da utilização, os alunos devidamente vestidos com jalecos e adequados as medidas tomadas para evitarem-se possíveis acidentes. 
Vidrarias
Estas são algumas vidrarias encontradas em laboratórios de química, e suas respectivas utilidades:

Béquer: É de uso geral em laboratório, servindo paradissolver substâncias, efetuar rea ções químicas, aquecer líquidos, etc. Também pode ser aquecido utilizando o bico de Bunsen em conjunto com a tela de amianto.


Bureta: É um equipamento calibrado para medir o volume de líquidos precisamente. Ela é graduada em décimos de milímetro e é muito utilizada em titulações.



Balão de destilação: É utilizado em destilações simples ou fracionadas; obraço do balão é então ligado ao condensador.



Balão volumétrico: É utilizado para preparo de soluções e para medir com precisão um volume único e fixo descrito no balão.



Baqueta: Serve para agitar ou transferir líquidos de um recipiente a outro. Ela é feita de vidro para não causar uma reação química na substância em questão.


Erlenmeyer: Tem as mesmas finalidades que o béquer,fazer titulações, aquecer líquidos e dissolver substâncias, dentre outras, mas tem a vantagem de permitir a agitação manual – o seu afunilamento em cima anula o risco de perda de material.

Funil comum: Ele é feito de vidro e é utilizado na transferência de substâncias entre recipientes e na filtragem de substâncias como o auxílio de um filtro de papel.



Condensador: É um equipamento quetem como finalidade condensar vapores, principalmente em destilações. Os mais comuns são os de Liebig, como o da figura. É comumente utilizado em conjunto com o balão de destilação.

Funil de bromo: O funil de bromo é utilizado para separar líquidos não miscíveis, ou seja, através da decantação. A torneira embutida nele permite que seja separado com facilidade, por exemplo, a água do óleo.Proveta: A proveta é um instrumento preciso e, portanto, altamente recomendado para medição de líquidos.



Pipeta volumétrica: Usada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, pois possui grande precisão de medida. Mede um único volume, o que caracteriza sua precisão.

Pipeta graduada:Utilizada para medir pequenos volumes, não sendo muito precisa. Mede volumes variáveis e não pode ser aquecida.

Tubos de ensaio: Nele podem ser feitas reações em pequena escala e pode ser aquecido diretamente sob a chama do bico de Bunsen.

Papel de filtro: Serve para separar sólidos de líquidos. O filtro deve ser utilizado no funil comum.


Alonga: Serve para conectar o condensador ao frasco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vidrarias, Teste da chama e Titulação
  • relatorio chama e teste de chama
  • Teste de Chama
  • Teste de chama
  • Teste de Chama
  • Teste da chama
  • teste da chama
  • TESTE DE CHAMAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!