Vidrarias Químicas

Páginas: 9 (2132 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
 Almofariz com Pistilo
O Almofariz é um utensílio que serve para moer pequenas quantidades de produtos, por vezes misturando vários ingredientes. É usado na cozinha, em laboratórios de química e biologia molecular. Antigamente era peça essencial nas farmácias de manipulação, mas atualmente esta perdendo proeminência devido aosequipamentos elétricos. A técnica consiste em segurar o pistilo pelo cabo e amassar, bater no corpo a ser triturado, amassado, pilado pulverizado, contra o almofariz.

Desenho:



















Balão de fundo chato
Destina-se a destilações químicas utilizado como recipiente para conter líquidos ousoluções e seu uso é semelhante ao balão de fundo redondo, porém mais apropriado aos aquecimentos sob refluxo, podendo ser apoiado sob superfícies planas, pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto ou utilizado com os agitadores magnéticos com e sem aquecimento e neles também são realizadas reações com a liberação de gases.

Desenho:Balão de fundo redondo
Destina-se a destilações químicas e o seu uso é semelhante ao balão de fundo chato, porem menos apropriado aos aquecimentos sob refluxo. A sua aplicação restringe-se a destilação, processo de separação de contribuintes de misturas liquida ou eliminação de impurezas, onde serve de recipiente para o aquecimento energético, normalmentemanta de aquecimento, bico de Bunsen ou banho do fluido ate este entrar em ebulição. Este recipiente só deve estar cheio ate cerca da metade da sua capacidade, para evitar projeções do liquido, ele é de vidro, uma vez que a sua utilização exige temperaturas muito elevadas não podendo por este facto ser de outro material.

Desenho:Balão Volumétrico
É um frasco utilizado na preparação e diluição de soluções com volumes precisos e pré-fixados, possui um traço de aferição no gargalo. Este tipo de vidraria é usado na preparação de soluções que precisam ter concentrações definidas (concentração expressa em uma grandeza por unidade de volume). Assim, como todo o material de medidaexata, não devem aquecer nem introduzir sólidos no seu interior. Os balões volumétricos tem um volume único e fixo que é descrito no próprio balão, são de vidro e as capacidades mais frequentes são as de 50, 100, 250, 500 e 1000 ml.

Desenho:
















Becker
É um tipo de recipiente muito visto emlaboratórios de química, biologia e física onde sua principal função é trabalhar com líquidos. São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usados para dissolver diversas substancias solidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples. O mais comumente encontrado em laboratórios são os béqueres feitos de vidro borisilicato, pois estes são mais resistentes aocalor (podem ser aquecidos) e a maioria dos produtos químicos. Também existem béqueres de plástico de metal, disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos e capacidade volumétricas (desde um milímetro ate vários litros).

Desenho:

   















Bureta
É um tipo de vidraria utilizada emlaboratórios, disposta na vertical (com escoamento de fluido de forma gravitacional), sustentada por um suporte universal (com garras) e, quando em utilização, posicionada sobre um béquer ou erlenmeyer. Seu principal objetivo de uso esta na correta dosagem volumétrica de algum reagente nas titulações (a titulação nada mais é que a determinação analítica de uma substancia em uma mistura). A bureta é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Química Vidraria
  • Vidrarias (quimica).
  • quimica vidrarias
  • Vidrarias de química
  • Vidrarias de quimica
  • Relatório de Química
  • Relatório de Química
  • Relatório de química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!