Vidrarias de química

Páginas: 17 (4048 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2011
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL

RELATÓRIO TÉCNICO APRESENTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS LABORATORIAIS

Aluna responsável: Priscilla Silva

CUIABÁ – MT
NOVEMBRO - 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL

RELATÓRIO TÉCNICO APRESENTAÇÃO DE EQUIPAMENTOSLABORATORIAIS

Relatório apresentado à disciplina de Química Orgânica, tratando sobre materiais de laboratório utilizadas dentro de um laboratório de Química, sob Orientação da docente Virgínia, como requisito parcial de avaliação.

Discente responsável: Priscilla de Souza Silva

EngenhariaFlorestal 2011/2

CUIABÁ – MT
NOVEMBRO – 2011

INTRODUÇÃO

O objetivo geral da pesquisa sobre equipamentos de laboratórios, em especial as vidrarias, é associar os nome de cada material ou equipamento, detalhando o seu manuseio específico. Para que se possamos aplicar corretamente as técnicas desses materias dentro de um laboratório.

DESENVOLVIMENTO

Tubo de ensaio
São recipientes devidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. Os tubos de ensaio podem ser aquecidos no Bico de Bunsen. O diâmetro da abertura geralmente fica entre 1 e 2 centímetros, e 5 a 20 cm de comprimento. Geralmente possui uma borda mais grossa na abertura, o que facilita o despejo do seu conteúdo em outro recipiente. Empregado para fazer reações em pequena escala,principalmente em testes de reação em geral. Podendo ser aquecido com movimentos circulares e com cuidado diretamente sob a chama do Bico de Bunsen.

Copo de Béquer
Conhecido como Béquer ou Becker e ainda podendo ser encontrado de forma baixa (com capacidade de 5ml á 4000ml) e forma alta (com capacidade de 5ml á 2000ml), formado pelo vidro Borosilicato. Os copos de béquer são encontrados também emplástico (polipropileno) e de metal (aço inoxidável ou alumínio) São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usados para dissolver diversas substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples. A presença do bico na borda superior indica que este tipo de recipiente não se destina a ser hermeticamente fechado para manter as soluções. Porém, às vezes énecessário usar um vidro de relógio (peça usada para cobrir béqueres) um plástico ou uma tampa flexível, para limitar a evaporação, contaminação e / ou derramamentos acidentais.

Balão de Erlenmeyer
O matraz ou balão de Erlenmeyr é um frasco de vidro ou plástico. É vulgarmente utilizado no laboratório para a realização de titulações (neste caso usam-se matrazes de boca larga), mas também podeser utilizado para aquecimento de soluções e realização de reações químicas em solução. A sua forma cônica evita a ocorrência de salpicos para o exterior durante a agitação ou aquecimento de uma solução, se utilizado com cuidado. Esse balão contém nas paredes traços horizontais gravados exteriormente, que constituem uma escala graduada e permitem uma estimativa pouco rigorosa do volume de líquidoque o matraz contém. Este recipiente não pode ser utilizado para a medição rigorosa de volumes, dado que a sua escala graduada não foi, nem podia ser, calibrada para esse fim dada à grande superfície livre do líquido. Os matrazes apresentam uma grande variedade de formas e tamanhos (gargalo largo e estreito), com ou sem esmerilado e respectivas rolhas de vidro ou de plástico, permitindo agitaçãomais segura para melhor homogeneização e armazenamento de soluções ao abrigo do ar, evitando possíveis evaporações, contaminações ou adulterações do conteúdo.

Cristalizador
São de vidro, com base larga e baixa estatura possui grande superfície que faz com que o solvente evapore com maior rapidez. São empregados na cristalização em geral e também usados como cobertura e outros recipientes....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vidrarias Químicas
  • Química Vidraria
  • Vidrarias (quimica).
  • quimica vidrarias
  • Vidrarias de quimica
  • Relatório de Química
  • Relatório de Química
  • Relatório de química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!