Vidraria-Laboratoório de Quím.

398 palavras 2 páginas
TITULO: EQUIPAMENTOS E VIDRARIA DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA

OBJETIVO:
O objetivo deste relatório é comentar sobre os materiais usados em laboratórios de química e dissertar sobre esses equipamentos. O laboratório é um local de estudo em que cautela e atenção são primordiais para a execução de experimentos e obtenção de bons resultados.

INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Essa disciplina tem por objetivo capacitar-nos a entender as vidrarias e os equipamentos do laboratório de química, facilitando assim as aulas.
Sendo assim, fica fácil:
Reconhecer vidrarias e instrumentação analítica utilizados no Laboratório de Controle de Dosagem de Produtos Químicos (pipetas Becker, proveta, Erlenmayer, cubetas, turbidímetro, pHmetro, fluorímetro, Jar-teste, colorímetro).
Reconhecer os principais produtos químicos utilizados nos processos de tratamento (sulfato de alumínio, cloreto férrico, cal, polímero, ácido fluorssilicíco, hipoclorito de sódio, cloro gasoso, etc).
Reconhecer e definir as principais Unidades Operacionais de uma Estação de Tratamento (captação, gradeamento, floculador, decantador, filtro, reservatório).
Reconhecer e definir os principais Equipamentos de Dosagem de Produtos Químicos (evaporador de cloro, clorador, ejetor, extintor de cal, dosador de polímero, etc.

Bastãos de vidro ou baguetas
Funil de audição
Funil de separação ou de bromo

Funil cilíndrica (de adição)
Anel metálico ou argola
Balão de destilação com saída lateral

Balão de fundo redondo
Balão de fundo chato, Florence
Copo de Béquer ou frasco de precipitados

Placa de Petri
Encendedor
Escova para vasos

Escova para tubo de ensaio
Funil de Büchner
Bico de Bunsen

Bureta
Manta aquecedora
Conta-gotas

Cristalizador
Cadinhos de porcelana
Colher de deflagração

Elevador de laboratório
Funil de vidro
Provetas graduadas ou cilindros graduados

Relacionados