Vidrados Vitro Cer Micos Para Queima R Pida

2187 palavras 9 páginas
Vidrados Vitro-Cerâmicos para Queima Rápida
Cristina Leonelli e Tiziano Manfredini
Departamento de Química, Universidade de Modena
Via Campi, 183, 41100 Modena, Itália
E. mail manfredini@imoax1.unimo.it
Resumo: A mudança na tecnologia de queima da tradicional biqueima para o processo de monoqueima rápida envolveu diferentes formulações e composições de vidrados baseados em novos tipos de vidros. Considerando-se as propriedades químicas e físico-químicas, os vitro-cerâmicos parecem ser adequados para a obtenção de bons vidrados para revestimentos. Recentemente, alguns vidrados industriais baseados nos sistemas clássicos Li2O-Al2O3-SiO2, CaO-MgO-SiO2 e
MgO-Al2O3-SiO2 encontraram aplicações práticas como vidrados para queima rápida de revestimentos, resultando em pisos cerâmicos com acentuada resistência à abrasão e ao desgaste e melhores propriedades mecânicas.

Palavras-chave: Vitro-Cerâmicas, Vidrados, Revestimentos, Queima Rápida

Introdução
Os setores de pisos e azulejos têm tido um grande desenvolvimento durante os últimos dez anos com a introdução de novas tecnologias (moagem a úmido, spray drying, prensagem a alta pressão, secagem a rolos, queima rápida, etc…), automação, e fluxo integrado de produção no processo de manufatura1,3. As mudanças drásticas na tecnologia de queima envolvendo diferentes formulações e composições de vidrados, baseados em novos tipos de vidros4, e a progressiva redução do ciclo de queima não poderia ser obtida se novas tecnologias de esmaltação e vidrados adequados não tivessem sido desenvolvidos conjuntamente.
A demanda de alta qualidade para as superfícies esmaltadas tem propiciado a obtenção de fritas com melhores propriedades técnicas e estéticas. A necessidade de projetar produtos para as condições de uso, e a contínua demanda por vidrados com características especiais, levaram a considerar a utilização das vitro-cerâmicas ou seus componentes predominantes.
Até o momento, sistemas vitro-cerâmicos nunca tinham sido suficientemente

Relacionados