Videogames turbinam o cérebro

880 palavras 4 páginas
Artigo para a disciplina
Jogos Digitais
Professor Paulo Henrique Souto
Aluna: Alana Y. Cardoso Beltrão Mat: 11026654

Os videogames turbinando o cérebro
Desde que foi inventado em 1947 por Thomas T. Goldsmith Jr. Que utilizou tecnologia de guerra para desenvolver um dispositivo de entretenimento usando um Osciloscópio com certeza não imaginou a revolução que causou na forma como consumimos entretenimento. Muita tecnologia e 70 anos depois, os games deixaram de ser apenas fonte de diversão para jovens e adultos, muitos estudos e pesquisas já mostram como os consoles podem ajudar no desenvolvimento motor e principalmente cerebral.
De acordo com a pesquisa do Max Planck Institute,¹ em parceria com a Universidade de Medicina St. Hedwig-Krankenhaus (também da Alemanha) mostrou que jogar Super Mario “Jogar Super Mario induz plasticidade estrutural cerebral: Resultados de mudança de massa cinzenta resultante do treino com video-game comercial”. Em outras palavras torna o cérebro mais turbinado, ou pelo menos causar aumentos das regiões do cérebro responsáveis pela orientação espacial, a formação da memória e planejamento estratégico. Os cientistas de Berlim pediram que adultos jogarem "Super Mario 64 durante trinta minutos por dois meses. Comparados com pessoas que não jogaram videogame, perceberam aumento de massa cinzenta de algumas áreas do cérebro, como a Formação Hipocampal direita, o Córtex Dorsolateral Pré-frontal direito e o Cerebelo Bilateral. Basicamente a massa cinzenta, local onde se fazem conexões neurais, aumentou significantemente. Essas área cerebrais são responsáveis pela nossa Navegação Espacial (senso de direção por exemplo), Planejamento estratégico, Memória de Trabalho (Aquela de curto prazo), e Performance Motora Apurada.
Outro estudo realizado pelos pesquisadores Nagamitsu, Nagano, Yamashita, Takashima e Matsuishi,² em 2006 realizou exames nos cérebros de jogadores de videogames, os volumes sanguíneos foram analisados e as

Relacionados

  • tdah
    11531 palavras | 47 páginas