Vidas Secas

Páginas: 5 (1076 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015


Vidas Secas


O menino mais novo
e
O menino mais velho







Índice


I. Introdução
II. Vida e conjunto de obra do autor
III. Características do Modernismo brasileiro – 2º geração
IV. Análise dos capítulos
a. Assunto
b. Mensagem
c. Enredo
d. Personagens
e. Caracterização do Espaço
f. Caracterização do Tempo
V. Narrador
VI. Linguagem
VII. Opinião
VIII. Características do movimentoliterário
IX. Conclusão
X. Fonte








I. Introdução


Vidas Secas é um romance escrito por Graciliano Ramos em 1938 onde aborda o tema “seca”, retratando também a opressão social. Este livro fala sobre uma família nordestina que enfrenta várias dificuldades ao tentar fugir da seca de sua região. A luta pela sobrevivência torna-se uma constante no desenrolar da história, onde até a morte se fazpresente assombrando a esperança de um futuro melhor. Esses retirantes fazem parte de uma realidade brasileira na qual podemos observar pouca evolução socioeconômica quando comparada ao cenário dos dias de hoje.


















II. Vida e Conjunto da Obra do Autor

Graciliano Ramos de Oliveira (1892-1953) nasceu no estado de Alagoas, no município de Quebrangulo. Os pais, Sebastião Ramos de Oliveira eMaria Amélia Ferro Ramos, tiveram outros 15 filhos. Graciliano viveu seus primeiros anos de vida em terras castigadas pela seca, tema que foi muito retratado na sua literatura. O pai era um homem rígido e batia nos filhos, com isso, o escritor acredita que muitas relações são baseadas na violência. O ‘’romance’’ Vidas Secas, foi a obra que teve maior destaque. É considerado o melhor ficcionista domodernismo e o prosador mais importante da segunda fase do Modernismo. Suas obras embora tratem de problemas sociais do Nordeste brasileiro, apresentam uma visão crítica das relações humanas.

III. Modernismo Brasileiro – 2° geração

A 2° geração buscava refletir a realidade socioeconômica brasileira, destacando as denúncias e as relações do “eu” com o mundo. Entre suas características estápresente o regionalismo que foi de grande importância nessa época pois fazia referência a migração, a seca, as dificuldades do trabalhador rural e a miséria.


IV. Análise dos Capítulos
a. Assunto

O menino mais novo: Tinha um afeto grande pelo seu pai. Queria ser, quando adulto, vaqueiro igual a ele, também queria de toda forma impressionar sua família, mas quando foi mostrar sua vocação comovaqueiro arrancou risadas de seu irmão e um olhar de repreensão da Baleia.
O menino mais velho: Ficava curioso quando sua mãe falava: inferno, isso lhe parecia uma palavra tão carregada que resolveu perguntar o seu significado. Sinhá Vitória ficou tão intrigada que como desconto deu-lhe um cascudo. Ele se sentiu humilhado e foi se consolar com a Balei, que, no entanto, estava concentrada na cozinha,onde Sinhá Vitória preparava o osso com medula e até nacos de carne. Ele estava só, impedido de ter alguém para dividir as suas angústias.

b. Mensagem

As personagens têm dificuldade em se comunicar e expandir seus sentimentos, sendo assim, são retratados com secura.

c. Enredo

O menino mais novo: A ideia de ser vaqueiro surgiu-lhe quando viu seu pai colocando os arreios na égua e amansando-a. Nãoera propriamente ideia: era o desejo de fazer algo que impressionasse o irmão e a cachorra Baleia. Com admiração observava seu pai montar na égua, que por conta dela, cai, mas com sorte cai em pé. Ele fica muito feliz, mas não conseguia entender por quê sua mãe ficou indiferente com tal situação.
O menino tenta se comunicar com o pai, mas não consegue e fica chateado. Enquanto a Baleia dormia foitentar conversar com a mãe e levou um cascudo. Ele acaba dormindo, então sonha com um mundo adulto. No dia seguinte monta no bode, mas sem sucesso o menino cai, a risada do irmão e a reprovação no olhar da Baleia tomam conta do momento.
O menino mais velho: Após Sinhá Vitória ter dito: inferno, a atenção do menino teria sido chamada de tal forma que, perguntou a Fabiano o que significava, mas o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vidas Secas
  • Vidas Secas
  • Vidas Secas
  • Vidas Secas
  • VIDAS SECAS
  • Vidas Secas
  • vidas secas
  • vidas secas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!