Vidas Secas - Sintese por capitulo

Páginas: 5 (1136 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
Capítulo 1: Mudança
Os sertanejos Fabiano, o pai, Sinhá Vitória, a mãe, os dois meninos, acompanhados pela cachorra Baleia e o papagaio de estimação atravessavam a Caatinga. Desalentados pela seca, pelo sol forte, pela fome, pela sede, pelo cansaço de existirem seguem arrastando seus corpoes por dentro dos leitos dos rios esturricados. Procuram lugar, o menino mais novo acaba desmaiando diantedas tamanhas imposições da vida. Carregou-o nas costas, como um pacote; e seguiam. Agora mais vagarosamente, porém ele tinha que seguir viagem. Ele não sabia para onde ir, mas tinha de prosseguir. A vida estava tão dificil que que tiveram que sacrificar o papagaio que tinham para poder matar a fome. Num dia de sorte, a cachorra baleia caçou um preá dos bons. Sinhá Vitória, como se beijasse, lambiao sangue do preá que escorria pelas ventas da cachorra.
Capítulo 2: Fabiano
A familia chegou a uma fazenda, Fabiano agora sentia-se relaxado, sentia-se homem. Ou melhor, um bicho. Sim, um bicho. Orgulhava-se, afinal que importava?! Eles estavam vivos. Fabiano orgulhava-se de ser um bicho. Sua vida seca e difícil o reduzira à condição natural: era um bicho, grugunhia como bicho, relacionava-secom a família como um bicho e era feliz assim. Recordava-se de seu antigo patrão: seu Tomás da bolandeira, homem culto, inteligente, só não sabia mandar. Imaginem, em vez de mandar, pedia. Era um absurdo. Pedir?! Isso lá era jeito de tratar empregado. Fabiano admirava seu Tomás, tentava imitá-lo no jeito de falar, tentava imitar palavras difíceis de modo enrolado e incompreensível, de qualquermaneira, pois eram muito melhores que seus poucos bocejos.
Capítulo 3: Cadeia
O dono da fazenda finalmente apareceu. Ainda bem, pois a fazenda estava “cuidadinha”. Deu a Fabiano o cargo de capataz. Agora iriam viver. Teriam até dinheiro. Fabiano foi então à vila para vender um porco que matara. Porém, o fiscal do governo exigiu-lhe imposto e o impediu de vender a carne. Na mercearia, Fabiano seenvolveu em um jogo de cartas com o soldado amarelo. Perdeu o dinheiro. Sentindo-se desolado diante da situação, retirou-se bruscamente do jogo. Sinhá Vitória iria ficar muito brava. O soldado amarelo considerou aquilo uma ofensa, prendeu Fabiano, surrou-o humilhantemente na cadeia.
Capítulo 4: Sinhá Vitória
Sinhá Vitória está desiludida, a situação do dia-a-dia piora cada vez mais. seu sonhode ter uma cama de couro, como a do antigo patrão, Seu Tomás, fica cada vez mais distante. A miséria estava cada vez mais presente. Sinhá Vitória já estava perdendo a paciencia com seus dois filhos, com a Baleia e com o Fabiano. Tenta a todo custo mater seu sonho, de que um dia poderia viver uma vida digna e assim, se sentia quase feliz.
Capítulo 5: O menino mais novo
O menino mais novo sentiarealmente afeto pelo pai. Queria, ser vaqueiro como o pai. Não tinha nome, mas isso não tinha importância, pois bicho não precisa de nome mesmo. Ficava imaginando o dia em que poderia montar uma égua e guiar o gado, ao lado do pai, fazendo inveja para todos, até para o irmão mais velho.
Capítulo 6: O menino mais velho
O menino mais velho vivia observando o trabalho da mãe na cozinha. SinháVitória vivia reclamando da vida: ê inferno, sempre dizia. O menino precisava saber o seu significado. Perguntou à mãe, foi insistente, perturbador. Sinhá Vitória não sabia explicar, acabou se irritando e o repreendeu, ele saiu se questionando e foi se conciliar com Baleia.
Capítulo 7: Inverno
Era inverno, estava muito frio e chovendo. Acenderam um fogo no meio de pedras, mas não era suficientepara todos, até que Fabiano decidiu pegar mais lenha. A chuva era intensa, Fabiano estava muito contente, mas Sinhá Vitória estava muito preocupada, pois pensava que a casa poderia ser inundada e falava que Deus os protegia. A água chegou e já atingia a parede da cozinha.
Capítulo 8: Festa
Fabiano e sua família foram passar o natal na cidade. O aperto das roupas e o desconforto causado pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • análise capítulos vidas secas
  • Resumo por capitulo de vidas secas
  • capitulo 3 vidas secas
  • vidas secas capitulo XI
  • Resumo de Vidas Secas
  • Capítulo Fuga
  • Sintese pessoal da obra Vidas Secas
  • Resumo por capitulo da obra vida secas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!