Vidas Secas Capítulo 7 - Inverno – Resumo

Páginas: 2 (384 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
Vidas Secas Capítulo 7 - Inverno – Resumo

Era uma noite de muita chuva. A família se reunia em torno do fogo, que mal aquecia parte do corpo dos meninos, que não conseguiam dormir por causa dovento gelado que entrava pelas frestas das paredes e portas. Baleia observava o fogo, que pouco clareava. O filho mais velho foi buscar mais lenha. Fabiano se irritou, achava aquilo um desrespeito e iriacastigá-lo. O pequeno foi enrolar-se na saia da mãe, que o defendeu.
Fabiano não pensava no futuro. Por enquanto a inundação crescia. Não havia o perigo da seca imediata, que aterrorizara a famíliadurante meses.
De repente trovões tomaram o céu na escuridão da meia-noite, a cheia vinha arrastando troncos e animais mortos. A água tinha subido, o rio se aproximava. Sinhá Vitória teve medo que aágua topasse os juazeiros, se isto acontecesse, a casa seria invadida, e eles teriam que viver no mato. A casa era forte. Os esteios de aroeira estavam bem fincados no chão duro. Se o rio chegasse ali,derrubaria apenas os torrões que formavam o enchimento das paredes de taipa. A casa resistiria à fúria das águas, e quando baixassem, a família regressaria, revestiriam o esqueleto da casa.
Algumtempo antes o soldado tinha provocado Fabiano na feira, dera-lhe uma surra de facão e metera-o na cadeia. Ele passou semanas, fantasiando vinganças, vendo a criação definhar na catinga torrada. Se aseca chegasse, ele abandonaria mulher e filhos, daria facadas no soldado amarelo, depois mataria o juiz, o promotor e o delegado. Mas veio a cheia, ele estava contente e esqueceu isso.
Estavam cheiosde esperança, pois o pasto cresceria no campo, as árvores se enfeitariam, o gado se multiplicaria. Todos engordariam e talvez Sinhá Vitória adquirisse uma cama de lastro de couro.
Agora a lagoaestava cheia, tinha coberto os currais. O barreiro atingia a parede da cozinha. Atrás da casa, as cercas e as catingueiras estavam dentro da água. Chovia o dia inteiro, a noite inteira.
Baleia, imóvel,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo por capitulo de vidas secas
  • Resumo de Vidas Secas
  • Resumo por capitulo da obra vida secas
  • análise capítulos vidas secas
  • Vidas Secas
  • capitulo 3 vidas secas
  • vidas secas capitulo XI
  • Capítulo Fuga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!