vida e obra de vilfredopareto

1932 palavras 8 páginas
1. Introdução
No presente trabalho, o grupo vai falar da vida e obra de Vilfredo Pareto e das suas principais ideias que de alguma forma alavancaram a economia desde os seus tempos até os dias de hoje. Tendo sendo um cientista político, sociólogo e economista italiano de origem francesa nascido em Paris, considerado um dos ideólogos do movimento fascista, elaborou a teoria de interacção matemática à análise económica, mais conhecido por sua dedicação à matemática voltada para a economia e a sociologia.

2. Vida e obras de Vilfredo Pareto
2.1. Vida de Vilfredo Pareto

Vilfred Fritz o Pareto (Paris, 15 de Julho de 1848 — Céligny, 19 de Agosto de 1923) foi um cientista político, sociólogo e economista italiano.
Nascido na Alemanha de pais italianos, sua família detinha o título de nobreza desde o início do século XVIII. Seu avô, Giovanni Benedetto Pareto, foi nomeado Barão do Império por Napoleão Bonaparte em 1811.
Em 1867 a família de Pareto volta à Itália onde este conclui os estudos secundários clássicos e estudos científicos na Universidade Politécnica de Turim.
Durante o período de 1874 e 1892 vive em Florença, tendo sido engenheiro ferroviário e Director-geral das estradas de ferro italianas. Nesta época também participa da Sociedade Adam Smith em Florença e junto a esta em manifestações contra o socialismo de Estado, o proteccionismo e o militarismo do governo italiano. Na época, era adepto da democracia e do liberalismo. Em 1882 é candidato ao cargo de deputado sem sucesso.
Em 1889 casa-se com Alessandra Bakunin.
Entre 1892 e 1894 publica estudos sobre os princípios fundamentais da economia pura, entre outros pontos da teoria económica. Em 1892, após contacto com L. Walras, este o indica para tomar seu lugar na cadeira de economia política da Universidade de Lausanne. Em 1893 assumiria o cargo. Embora Pareto tenha sido sucessor de walras na cátedra de Lausanne, estes dois foram muitos diferentes um do outro. Walras,

Relacionados

  • Teoria economica
    3402 palavras | 14 páginas