Vida e obra de Taylor

Páginas: 18 (4299 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2015
VIDA E OBRA DE TAYLOR


Este livro é dessas obras que devem ser lidas e meditadas. Urgia, assim, que fosse publicado em português, a fim de se tornarem mais difundidas e acessíveis as famosas idéias que contém. Eis, portanto, a presente tradução, que visa a preencher uma lacuna de há muito deplorada.

Hoje, não condensa este volume somente as valiosas observações e experiências reunidas por seuautor, durante trinta anos. Representa também, pelo renome que alcançou, um marco crucial na evolução das idéias sobre a produção, riqueza e relações harmônicas entre empregadores e empregados. Os princípios, que desenvolve, têm sido divulgados e discutidos em todo o mundo e continuam, com a força sugestiva das idéias precursoras, a despertar interesses pelos problemas ligados à vida e ao confortodos que trabalham.

Frederick Winslow Taylor foi o iniciador da eficiência industrial, sendo chamado, com inteira justiça, o “Pai da Organização Científica do Trabalho”. Contribuiu de forma eficaz para o desenvolvimento industrial do século XX.

Aqui vamos contar a história de sua vida, o significado de seus trabalhos e invenções e expor, em linhas gerais, o conteúdo de suas obras.

FrederickWinslow Taylor nasceu em Germantown, subúrbio de Filadélfia, Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, no dia 20 de março de 1856. Era “bem nascido”, no mais elevado sentido da expressão: seus antepassados eram “quakers” ingleses, e sua mãe descendia de uma família puritana, de sobrenome Spooner, que chegou à América no “Mayflower”.

A família de Taylor pertencia à classe média; não era rica nempobre: sua situação financeira era razoável, a ponto de permitir a passagem do jovem Fred por alguns colégios dos Estados Unidos. Matriculou-se na “Philips Exeter Academy”, onde se preparou para o exame de vestibular, pois era desejo dos seus que fosse a Boston para se formar em Leis, na Universidade de Harvard.

Alguns biógrafos afirmam que Taylor era tão estudioso que não pôde realizar a suaambição de tornar-se advogado, por haver arruinado a vista nos estudos. Mas parece que seus preparativos não foram brilhantes e que, por uma ou por outra razão, abandonou os livros aos dezoito anos. Obrigado a desistir da idéia de estudar, aos 18 anos entrou para uma oficina mecânica, perto de sua casa, onde, como aprendiz, trabalhou em máquinas-ferramentas e na fabricação de modelos.

Certa vez ficou orapaz muito impressionado com um comentário que lhe fizera o velho dono das famosas Oficinas Sharpe, ao perguntar-lhe qual a idéia que fazia do êxito.

— Quero ser mecânico e ganhar dez cêntimos por dia!

Ao que Sharpe lhe respondeu:

— Esta não é uma meta suficiente. Quando eu tinha a tua idade, decidi que aprenderia a trabalhar um pouco mais cuidadosamente que os outros e que cada ano faria otrabalho melhor que no anterior.

A aprendizagem de Taylor havia terminado justamente no final de um longo período depressivo que se segui ao pânico de 1873; os negócios estavam muito difíceis naquela época, sendo impossível a muitos mecânicos obter serviço. Por esse motivo, foi obrigado a começar como operário, e não como mecânico, quando, em 1878, aos vinte e dois anos, conseguiu emprego nasoficinas de construção de máquinas Midvale Steel Company.

Mas a sorte favoreceu-o: pouco depois, o contador da firma, por motivo de furto, foi despedido. Dado o seu preparo, no curso que fizera no colégio, foi chamado a ocupar o cargo, provisoriamente, e depois em caráter definitivo. Pouco depois colocaram-no como torneiro, em vista de apresentar maior rendimento do que os companheiros. Alguns mesesdepois, era-lhe confiado o lugar de mestre dos tornos. Nesse posto destacou-se rapidamente, graças à sua vontade de trabalhar fora de hora e aos cuidados que dispensava às máquinas. Três anos trabalhou sob as ordens de William Sellers, engenheiro de grande fama. Certo dia aproximou-se dele para se queixar de certo encarregado de mau gênio que o havia tratado mal. Contou-lhe as mágoas com riqueza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vida e obra de taylor
  • Vida e obra de taylor
  • Vida e obra de frederick taylor
  • VIDA E OBRA DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR
  • A Vida e as Obras de Frederick Winslow Taylor
  • Resumo do livro vida e obra de taylor
  • Resumo sobre o livro vida e obra taylor
  • A obra de taylor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!