Vida e obra de Taylor

Páginas: 6 (1348 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2014
Vida e obra de Taylor


Frederick Winslow Taylor é considerado o “Pai da organização Científica do trabalho”. Ele nasceu em Germantown subúrbio da Filadélfia nos Estados Unidos, no dia 20 de Março de 1856.
Aos 18 anos Taylor largou os estudos (alguns estudiosos afirmam que isso ocorreu por causa de um problema em sua vista). Então entrou para uma oficina mecânica perto de sua casa, onde,como aprendiz trabalhou em máquinas-ferramentas e na fabricação de modelos. Devido ao longo período depressivo que seguiu ao pânico de 1873, estavam muito difícil empregos para mecânicos, obrigando Taylor a iniciar como operário. No ano de 1878 ele passou a trabalhar nas oficinas de construção de máquinas Midvale Steelcompany, onde rapidamente ocupou o cargo de contador da firma e posteriormente ode mestre dos tornos.
Com uma enorme dedicação ao trabalho, logo foi promovido a chefe da sessão, onde a galeria subterrânea por onde escoavam os detritos da fábrica acabou entupindo. Pra resolver o problema, Taylor contratou vários grupos de trabalhadores, porém não obtiveram êxito algum. Ele então resolveu ir resolver esse problema pessoalmente, e depois de muito esforço conseguiu resolve-lo,e acabou economizando milhares de dólares para a empresa, adquirindo assim mais prestigio e sucesso.
Na época funcionava o sistema de pagamento por peça, se os patrões procuravam ganhar o máximo possível na hora de fixar o preço da tarefa, os trabalhadores procuravam ganhar, ao fazer parecer que não se podia produzir mais do que certo número de peças por dia.
Taylor havia acabado de serelevado ao cargo de contrastante, levando os operários a pensar que por ele ter vindo da classe operaria, não alteraria em nada o ritmo do trabalho por peça. Porém, como quase todos os contrastantes, Taylor estava entre a cruz e a espada, pois se exigisse mais, seria um vendido e se fizesse distraído, se converteria em cumplice. Taylor então deixou claro que agora estava servindo a direção e se tinhaproposto a fazer tudo para obter rendimento razoável. Essa atitude acabou desencadeando um conflito, em que os operários faziam de tudo para que Taylor fosse prejudicado, quebrava máquinas e chegaram até a ameaça-lo de morte. Com o apoio da chefia e com seu determinismo Taylor conseguiu por fim aos atos de vandalismo.
Depois de três anos de luta desta espécie, o rendimento das máquinas tinhaaumentado, e em alguns casos alcançado o dobro. Como resultado ele foi mais uma vez promovido.
Logo após ser promovido ocorreu um fato na empresa que lhe ensinou uma lição de grande importância: aprendeu a não oferecer razões em lugar de resultados.
Na época de 1880 sua vida havia melhorado e seguiu o curso de Engenharia, se formando no ano de 1885.
Quando trabalhava como chefe de seção econtramestre, teve de enfrentar problemas que devido ao seu caráter cumpridor de obrigações, queria que os homens sob sua direção realizassem durante um dia de trabalho uma produção aceitável, e impôs a si próprio o trabalho de encontrar o método para fazer um trabalho, ensinar o trabalhador a realiza-lo e a fixar as condições em que o referido trabalho deveria desenvolver-se.
Estreitamente ligado aosoperários, deu-se conta das suas vidas miseráveis e do injusto trato social que receiam, por esse motivo, logo depois de haver sido nomeado chefe de oficina, empenhou-se em modificar o sistema de administração, a fim de serem antagônicos.
A primeira apresentação de seus trabalhos relativos aos estudos, foi feito perante a American Society of Mechanical Engieers para a qual ingressara em 1895.Tratava-se de cuidadoso estudo experimental de nove anos de “A note on Belting”(Notas sobre as carreiras).
Como todos os grandes, Taylor havia feito de seu problema de consciência um problema Universal, por isso, quando encontrou seu próprio caminho, havia deixado aberto uma grande estrada para todos e deixado uma fama Universal.
O segredo do seu êxito foi o domínio de si mesmo. Tinha a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vida e obra de taylor
  • Vida e obra de Taylor
  • Vida e obra de taylor
  • Vida e obra de frederick taylor
  • VIDA E OBRA DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR
  • A Vida e as Obras de Frederick Winslow Taylor
  • Resumo do livro vida e obra de taylor
  • Resumo sobre o livro vida e obra taylor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!